sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Entre o México e os EUA (texto)

Hoje, sem querer, através da Globo.com, vi algumas fotografias da mexicana radicada nos Estados Unidos Maria Teresa Fernández que vem documentando, nos últimos 17 anos, a vida na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Fazia tempo que eu não me sentia tão tocado diante de fotografias. Elas estão disponibilizadas no endereço abaixo. Todas elas mostram algum tipo de muro que separa os dois países e a forma como mexicanos dos dois lados dessa cerca se relacionam. São fotos tão impactantes e sensíveis que fiquei um pouco sem palavras ao vê-las. São retratados, dos dois lados, familiares que se (re)encontram. Maria Teresa descreve da seguinte maneira as suas fotografias: "A cerca muda o tempo todo. Cresce, se deteriora, é reconstruída, aumentada, retirada. Com minhas fotos, tento mostrar este organismo vivo e como ele afeta aqueles cuja realidade gira ao seu redor."
Vale à pena ver esse trabalho.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090220_galeria_cercamexico_ba.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...