terça-feira, 28 de abril de 2009

A Arte de Saber Ouvir (texto)

Sou muito impaciente. Um dos meus tantos defeitos. Para se ter uma ideia, odeio atrasos de 5 minutos. Fico nervoso com impontualidade no cumprimento de uma obrigação ou compromisso. E muito me deixa irritado quando preciso estar com pessoas que são enroladas para tomar decisões. No entanto, nada me deixa mais tenso do que conviver com quem não sabe ouvir. Saber ouvir é uma arte. Além, é claro, de ser prima-irmã da Educação.
Sei, por experiência, que muitas vezes a gente não precisa dizer nada ao outro, basta estar ali e ser todo ouvido (como se diz por aí) para que aquele que falou se sinta aliviado. Falar e ouvir precisam caminhar juntos. Se preciso falar, preciso ter alguém que possa me ouvir (e vice-versa).
No geral, sem querer colocar todo mundo no mesmo saco (e já colocando), faltam, no mercado, pessoas que saibam escutar o que o outro tem a dizer sem qualquer reação: se vc faz uma pergunta, ouça a resposta, mas escute verdadeiramente, ou não pergunte nada.
É muita falta de educação falar pelos cotovelos: acho que por isso temos dois ouvidos e apenas uma boca.

Um comentário:

  1. "É muita falta de educação falar pelos cotovelos: acho que por isso temos dois ouvidos e apenas uma boca."

    Aii essa doeu, acredito que sou uma dessas pessoas.
    Maaas tentando mudar ;)

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...