sábado, 16 de maio de 2009

17 de MAIO - Dia Internacional contra a Homofobia (texto)

O Dia 17 de Maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. A data foi escolhida porque neste dia, em 1990, a Homosexualidade deixou a lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nesta data tb se luta pelo direito à indiferença, ou seja, para que a orientação sexual não seja critério para a discriminação de qualquer ordem: que a homossexualidade passe sem ser notada. Os homossexuais querem ser reconhecidos pelo seu caráter e não pelo seu desejo sexual.
Luta-se tb, porque há muito ainda para se fazer, contra a violência motivada pela orientação sexual.
É muito importante que todas as pessoas compreendam que ser homossexual ou heterossexual é apenas um detalhe e que há muito mais semelhanças nessa diferença. Da mesma forma que a cor da pela não diz nada além da cor que se tem, a orientação sexual não diz nada além do desejo que cada um carrega.
Um mundo melhor e mais justo passa pela compreensão, convivência, respeito e a tolerância (sem se considerar mais normal) em relação ao outro.
Ponha em prática para que o mundo se humanize um pouco mais.

Em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas

o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós

Contranarciso - Leminski

4 comentários:

  1. Oi Alexandre!

    Essa coisa de preconceito é bobagem, ainda hoje fazendo compras no supermercado dei de cara a capa da Isto é , falando sobre os Nazistas Brasileiros...fico chocada que ainda tenha gente que pense assim...
    Será que um dia teremos avançado o suficiente para olharmos as pessoas além do que elas representem ser ou ter?

    ResponderExcluir
  2. Oi Mô bem!
    "O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível." (Maya Angelou)

    Muitos bjs pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Ale,

    deixei um selinho para você na minha página, espero que aceite é de coração...boa semana!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexandre! Muito bem lembrado! Este é um caso em que a indiferença é bem vinda. Propiciando que as pessoas sejam avaliadas pela humanidade que portam em si e não por qualquer outro motivo.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...