quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia da Língua Nacional (texto)

"Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?"*

Hoje, 21 de Maio, comemora-se o Dia da Língua Nacional e, por isso, rendemos homenagens ao nosso idioma. Herdamos dos portugueses, mas ressignificamos o idioma dando-lhe outras cores: indígenas, africanos e europeus contribuíram com outros tons, outros sons, outros sentidos.
Em meados dos Setecentos, o Brasil era uma babel tropical em que o português já predominava, mas ainda convivia rotineiramente com outros inúmeros idiomas usados nas conversas de indígenas, africanos e europeus.
Em 1757, Pombal proibiu que se falasse outra língua que não o português, e fez dele matéria de ensino obrigatório nas escolas, onde antes se aprendia basicamente a gramática latina.
Quando a família real portuguesa concluiu sua aventurosa travessia atlântica e desembarcou no Rio de Janeiro, em 8 de março de 1808, trazia consigo costumes e uma tradição que não se exprimia apenas em roupas elaboradas, rapapés cansativos ou cerimônias suntuosas. Era antes na ponta da língua que Portugal, abandonado às pressas, ainda se manifestava, de forma mais corriqueira e insistente, do lado de cá do oceano.
A chegada da família real produziu um feito de representação da unidade. A língua portuguesa, assim, se torna símbolo importante da união nacional, mas nem por isso deixou de exprimir a diversidade da nossa formação.

Um comentário:

  1. Oi meu docinho!
    Eu não sabia desta data acredita?
    Com relação ao seu comentário lá em casa;
    eu sempre estou chamegando vc! Porque vc é amormeuzinho! Agora já vc, se eu não ameaço com um tamanduá de moleton, nem vai lá deixar um comentáriozinho pra mim. Tá bom vc é tímido ou temido nunca se sabe, mas eu adoro um dengo viu!
    Tenho que admitir que já faz muito tempo que eu não preciso de chantagem pra vc ir lá. Temos que reconhecer: eu acho que vc gosta de mim!
    Estou só brincando heim, não vai ficar de mal.
    Vc foi meu primeiro e primeiro a gente nunca esquece!(primeiro seguidor pra ninguém pensar outra coisa).
    Hoje eu estou "terrible"!
    Muitos bjs pro meu amendoizinho.

    ResponderExcluir