domingo, 3 de maio de 2009

Lugar de homem é na cozinha (texto)

Gosto muito de bacalhau. Minha avó, mãe de minha mãe é casada com um português (cujo nome não é Joaquim) e por isso bacalhau na casa deles era prato semanal, como a feijoada nas quartas ou sábados lá no Rio de Janeiro. Eu podia ter escrito que o meu avô é português, mas como não era ele quem cozinhava achei melhor fazer aquela curva explicativa. Uma coisa é gostar de bacalhau outra é saber fazê-lo.
Depois que minha avó deixou de cozinhar, só comia bacalhau ou na casa dos amigos ou em algum restaurante (minha mãe sempre foi um desastre na cozinha). Mas é claro que achava isso vergonhoso, (não a minha mãe ser um desastre, mas depender do outro para comer alguma coisa) porque julgo não saber fazer quaisquer pratos somente por conta da preguiça. Basta um livro de receito para fazer um prato. É claro que ir à casa dos amigos ou a um restaurante é bem mais prático.
Tenho um grande amigo chamado Marcelo Iran e ele me ensinou faz alguns anos uma receita de bacalhau fácil e deliciosa. Vamos a ela.
Bacalhau ao Iran
Ingredientes:
1 quilo de bacalhau; 1 dúzia de ovos; 2 quilos de batata; 2 brócolis; 2 potes de requijão; 1 litro de azeite extra virgem.
Praparando:
cozinhar os ovos e cortá-los em rodelas; cozinha os brócolis e usar apenas a flor; praparar um purê de batata com o requijão; cozinhar o bacalhau até dessalgá-lo e depois desfiá-lo; bacalhau desfiado e dassalgado misturar numa panela com meio livro de azeite extra-virgem (primeira etapa).
Montando o prato:
uma camada de ovos, sobre essa camada, uma camada de brócolis, sobre essa, uma de bacalhau (ad infinutun); prato preparado, despeje sobre as camadas o meio litro que sobrou de azeite (é isso mesmo, muito azeite); sobre tudo isso o purê de batatas feito com requeijão (cubra tudo como se estivesse colocando sobre um bolo a cobertura).
Forno:
40 minutos de forno e pronto.

Posso garantir que é muito bom! Nâo tem como dar errado ou ficar ruim. mesmo. Experimentem!


Um comentário:

  1. Oi bonitinho!
    Já copiei, vou fazer e depois te conto.
    Te indiquei para ganhar o selo "Olha que blog maneiro". Passa lá em casa para saber mais informações.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...