terça-feira, 28 de julho de 2009

Todas as Cartas de Amor são Ridículas (poesia)

Faz muito tempo não recebo uma carta. Dessas que chegam pelo correio tradicional. Acho que a última carta que recebi foi quando voltei ao Rio para estudar (2002) e uma amiga de Marechal Cândido Rondon (Bea) me escreveu. Foi uma felicidade enorme. Fiquei ali com aquela carta por horas sem abri-la. Fiquei aproveitando todos os minutos com ela na mão sem saber do que se tratava. Li aos poucos, de-va-ga-ri-nho, palavra por palavra para saborear cada escolha.
Antes dessa só mesmo a minha mãe me mandava cartas. Pelo menos uma por semana. As vezes eram 3. Todas elas transbordando de saudade. Era um momento especial, recebê-las cheias de notícias. Sinto saudades dessas correspondências. Não sei aonde foram parar. Um tesouro perdido, talvez, pra sempre.
Cartas de amor, nem se fale! Não me lembro de nenhuma. Acho que as cartas de amor na minha adolescência já eram ridículas. Lembro-me de tê-las escrito algum dia, mas não me lembro o remetente.
Devia ter guardado alguma delas para agora poder reler, mas não guardamos cópias de cartas enviadas...que pena!!


Todas as cartas de amor são Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje as minhas memórias
Dessas cartas de amor é que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Álvaro de Campos

3 comentários:

  1. heheh, Alexandre, quando estava na 6 série escrevi várias cartas de amor, ainda lembro o nome da guria, acho que era Vanessa, era uma linda loirinha de olhos claros... Inclusive uma vez utilizei este poema que postou... Velho e nostálgico tempo!

    ResponderExcluir
  2. Todas cartas de amor são lindinhas Alê!
    Queissodiverá?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. ah deu me ideia para um post...vou preparar sobre uma antiga carta de amor recebida...rs
    sempre boas historia não é verdade? beijão

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...