quinta-feira, 22 de outubro de 2009

1942-2009 Helô (texto)

Escrever sobre a minha mãe não é uma tarefa difícil: estivemos juntos por 44 anos anos, fosse na mesma casa, ou via telefone, cartas, pensamentos ... tudo isso me dá autoridade suficiente para dizer sobre ela. Mas não o farei agora. Terei outras oportunidades para lembrar como foram todos esses tempos. Agora, retomo, um pouco, a forma como uma amiga descreveu a minha mãe numa oração que ela propôs um pouco antes do seu sepultamento. Foi mais ou menos assim. Heloísa através de Teresa: "D. Heloísa foi uma mulher além do tempo dela, além no sentido de iluminação, de grandeza de alma que se traduzia em compreensão, tranquilidade, espera, sabedoria e bom humor. Ela está ou estará logo em um lugar para essas almas que transformaram a luta da vida em dedicação ao trabalho, à família, ao companheiro de mais de 30 anos, à dignidade, à honestidade, ao trato delicado para lidar com o outro. Aprendi muito com ela e continuei aprendendo mesmo nesses últimos meses tão sofridos. Ele se manteve serena apesar de tudo."
Sou um cara de sorte por ter vindo ao mundo através de uma mulher dessa categoria. Tomara eu tenha apreendido alguma dessas virtudes.
Agradeço a todos que deixaram aqui suas mensagens ou que via e-mail me desejaram força, paz, tranquilidade para enfrentar essa novidade.

8 comentários:

  1. Ela fez um bom trabalho , este texto é a prova disso.... um abraço cheio de carinho e muita luz nos teus pensamentos. paz!

    ResponderExcluir
  2. Um longo abraço meu querido amigo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Te desejo paz e serenidade neste momento... Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Saudade de mãe a gente sente a vida toda, mas ficam para sempre as boas lembranças, os ensinamentos e a pessoa que se aprende a ser com ela. Estou orando para Deus consolar seu coração e te dar a paz que excede todo entendimento. beijo
    Greice

    ResponderExcluir
  5. Oi Alexandre! Passamos a semana e m Edinburgo e nao tinha acesso a internet no hotel, so fiquei sabendo ontem a noite... Que vc e seu Hilton tenham forca necessaria pra superar a falta de Heloisa. Que o vazio se preencha com memorias alegres da grande mulher que ela foi. Vc esta aqui como exemplo disso! Um abraco super apertado meu amigo!

    Aline

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sim... ela fez com certeza!!!! Pessoa maravilhosa que é vc meu querido...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...