sábado, 10 de outubro de 2009

PET SHOP BOYS - YES (CD)

Com quase 25 anos de carreira discográfica, seria difícil que, depois de tantos álbuns mornos, o Pet Shop Boys pudesse voltar a realmente emocionar. E eis que "Yes", novo álbum da dupla Tennant/Lowe não só emociona, como já pode ser considerado, facilmente, um de seus melhores trabalhos. "Yes" é o disco mais consistente do Pet Shop Boys desde "Very" (1993) e, já pode estar em pé de igualdade a grandes discos como "Introspective" (1988) e "Behaviour" (1990).
A primeira coisa que chama a atenção em "Yes" é a sua capa. Um "V" colorido no fundo branco dá a pista de que "Yes" é um álbum simples. E, de fato, ele o é. Essa é a prova de que, quando existe talento, não há necessidade de se fazer algo tão diferente. Basta pegar toda a bagagem, dar uma reformulada, de forma que o som não fique datado, e pronto! E foi exatamente isso que o Pet Shop Boys (magistralmente) fez.
"Yes" é aquele tipo de disco com início, meio e fim, com ótimas faixas que se complementam. Do início ao fim, o novo álbum do Pet Shop Boys soa praticamente perfeito. Aliás, em "Yes", Tennant e Lowe contaram com a ajuda da banda eletrônica Xenomania, que além de ter participado do processo de composição de três canções, co-produziu o álbum. Outra participação importante foi a do guitarrista Johnny Marr. O ex-músico do The Smiths tocou guitarra em quatro faixas. Owen Pallett, que já trabalhou com o Arcade Fire e com o The Last Shadow Puppets, arranjou três canções, que ainda tiveram a participação da London Metropolitan Orchestra.
"Yes" é um disco de pop puro, sem maiores invencionices. Através dele, Neil Tennant e Chris Lowe provam que mesmo em cima de uma sonoridade considerada datada, como o synth pop da década de 80, é possível criar coisas novas bacanas. Às vezes, é melhor do que querer fingir o que não é.

2 comentários:

  1. Curto estes caras, vou ouvir este novo som...
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu chamego!
    Passei correndo só para te dar um beijo bem apertado!

    ResponderExcluir

Da séria: Contos mínimos

A conversa era narcísica. Ele me dizia o que eu queria ouvir porque amava ser amado. Havia um time de futebol apaixonado por ele e havia goz...