domingo, 29 de novembro de 2009

Terceiro maior índice de analfabetismo da América Latina (texto)

ONG diz que Brasil tem terceiro maior índice de analfabetismo da América LatinaNíveis no país chegam a 11,4%, número que só não é pior que o do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9% .

O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenas do Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira por uma ONG.

De acordo com a ONG Alfalit, os níveis de analfabetismo no Brasil chegam a 11,4%, número que só não é pior que o do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9%.

Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai.

— No Chile há dois milhões de pessoas que não sabem ler, número que significa 4,3% da população, antecedido por Uruguai (4%) e Argentina (2,8%) — disse David Forsberg, diretor internacional da Alfalit.

Segundo Forsberg, no mundo existem 800 milhões de analfabetos, dos quais 34 milhões pertencem à América Latina

Fundada em 1962, a Alfalit é uma organização cristã com sedes no Caribe, América Latina, América Central e em alguns países da África.

A instituição prepara voluntários para alfabetizar pessoas, com um programa que dura aproximadamente seis meses. Para a ONG, o ensino pode combater a delinquência.

— É possível observar que o analfabetismo gera criminalidade, pois nas prisões há um grande número de analfabetos — disse Forsberg.

2 comentários:

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...