sábado, 2 de janeiro de 2010

Comissão da Verdade (texto)

Tenho acompanhado via jornais (escritos e falados) o imbróglio em torno da criação da Comissão da Verdade que pretende investigar casos de torturas e desaparecimentos durante a ditadura militar (1964-1985). E a impressão que tenho é a de que alguns militares (em uma leitura enviesada) estão confundindo crimes políticos com torturas, morte de militantes, ocultação de cadáveres, estupros etc. durante aquele período.
Sou pelo provérbio: Quem não deve não teme e acho, assim, como nas declarações do Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Paulo Vannuchi, que a Comissão não é contra as forças armadas, bem ao contrário, já que não quer colocar no mesmo saco militares honestos e torturadores, estupradores, matadores.
A Comissão também não pretende revogar a Lei de Anistia (1979) que extinguiu crimes políticos cometidos durante a ditadura ou é uma espécie de revanchismo (como afirmam outros). No entanto, essa reconciliação com a história não pode representar um acobertamento de pessoas que praticaram crimes de lesa-pátria.

3 comentários:

  1. O problema é que os militares não separam atos isolados de alguns com a imagem de toda a instituição (forças armadas). Parece que têm que defender bandidos fardados apenas pelo fato de estarem fardados.

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com vc desde TODOS os que cometeram crimes, dos 2 lados, sejam punidos...pra mim torturadores ou terroristas, mesmo que tenham matado por um ideal(aliás, os milicos tb tinham um ideal...torto, mas ideal...)devem ser punidos...mas aí, a coisa pega...alguém vai querer prender ministros e outros tantos que tb mataram? Acho que deve se fazer justiça sim, mas ampla e irrestrita.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    DO AVESSO

    DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...