sexta-feira, 19 de março de 2010

Que país é esse? (texto)

Não é esquecimento, mas indignação! Maluf pai e filho entram na lista de procurados pela Interpol. O advogado da família afirma que é "perseguição política". Fiquei pensando o quando o ex-prefeito de São Paulo tem influência politica, por exemplo, em Nova York.
a Justiça americana determinou a prisão de Maluf pelos crimes de conspiração, auxílio na remessa de dinheiro ilegal para Nova York e roubo de dinheiro público em São Paulo. Por aqui, ele continua sendo um político influente e respeitado.
Por que será que todo político acusado de alguma coisa, seja ela qual for, se diz perseguido?
Motoristas podem transferir para outros motoristas as multas de trânsito que recebem. Basta apenas que entrem em contato com um despachante (os números estão por aí, colados nos muros, postes etc.) e este com uma lista de (outros) motoristas  repassa os tais pontos para uma outra carteira de habilitação, mediante, é claro, pagamento (e o valor vai depender da pontuação). É claro.
No Paraná, quiça em todo país, pessoas emprestam seu nome, CPF, conta corrente para depósito de dinheiro público em troca de plano de saúde, dentadura, pão francês etc. Os funcionários que estão envolvidos nesse, digamos, crime não conseguem explicar o que aconteceu.
São pequenos e grandes erros que se repetem. Para uns fechamos os olhos. Achamos até que são justificáveis: fura fila, dar aquele jeitinho para resolver um problema pessoal, chegar atrasado nos compromissos deixando quue nos emperem e por aí vai...
Tem gente que dirige falando no celular e acha isso a coisa mais certa de todas as coisas. Dirigir bêbado, então, nem se fale. Já virou rotina. E ainda em relação à direção, quem é que respeita o sinal vermelho? Somos uns boçais (já dizia Caetano).
Para outros, ficamos mesmo indignados, sobretudo com aqueles que não nos dizem respeito diretamente.

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
(Renato Russo - Que país é esse?)

3 comentários:

  1. Renato é eterno...
    assim como a corrupção por aqui...Deus me livre. bjs querido

    ResponderExcluir
  2. O pior é que ele escreveu essa música a quase 3 décadas...e ela ainda faz sentido em nossas vidas...até quando vamos continuar nos perguntando que país é esse?

    http://geracaococacola-llt.blogspot.com/
    sigam ae...e comentem

    ResponderExcluir
  3. Pois é.. décadas se passaram e ainda não temos a resposta da mesma pergunta que nos fazemos nos dias atuais: Afinal, que país é esse?

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...