quarta-feira, 2 de junho de 2010

Anágua (texto)

Interessante como as palavras só fazem sentido se existe uma história sobre elas. No entanto, essas histórias não são fixas, mudam de lugar de acordo com as suas produções.
Dia desses, jogando Imagem e ação com uns amigos, diga-se de passagem, todos mais novos do que eu, apareceu a palavra ANÁGUA para que ela fosse, em forma de mímica, repassada e adivinhada por um dos grupos. Não foi fácil descobrir o que se desejava, mesmo com tantos movimentos que indicavam alguma coisa sob um vestido ou saia.
Finalmente, depois de algum tempo, uma das meninas descobriu a palavra. Mas ninguém mais soube dizer o que era uma anágua. Hoje, do site www.aulete.com.br recebi justamente a palavra anágua como A Palavra do Dia.
E o sentido desse verbete refere-se quase totalmente ao passado. Pelo visto não se usam mais anáguas por aí.
Sinal dos tempos.

PALAVRA DO DIA

Tema da semana: peças de vestuário. 


ANÁGUA 

Anágua é uma peça da indumentária feminina que é utilizada por baixo de saias ou vestidos com dois objetivos principais: evitar transparências ou dar volume. Era uma comum na geração de nossas avós e ainda muito usada por mulheres mais velhas. A anágua nada mais é do que uma segunda saia, que originalmente deveria ser completamente coberta pela roupa vestida por cima. No entanto, hoje em dia, é comum encontrar anáguas com a barra decorada com rendas ou filó justamente para que fiquem mais compridas que a saia usada por cima. Desta forma, as anáguas podem funcionar menos como forma de evitar transparência e mais como um detalhe decorativo.
>> Definição do iDicionário Aulete:
(a..gua)

sf.
1. Vest. Saia us. sob vestido ou sob outra saia; saia de baixo
[F.: Do espn. enagua.]

7 comentários:

  1. Eu uso anágua e fala que eu sou antiga pro cê vê!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. ah mon ami Alê, em tempos em que "Geyses" viram celebridade, não espaço para a velha e anágua, isso é do tempo em que as revistas femininas ensinavam as moças a fazerem a comida...se é que vc me entende. bjs e bom fim de semana prolongado

    ResponderExcluir
  3. Oi Alexandre! A Mariana me passou o link do seu blog. Dei uma olhada e achei muuuuito bacana! Parabéns! Vou visitar periodicamente! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Há! Eu joguei Imagem & Ação sábado! Mas a palavra mais aleatória que eu já vi no jogo foi "Danúbio Azul".

    Abç.

    ResponderExcluir
  5. Ha combinações de seda no armario de minha mãe .

    ResponderExcluir
  6. A Solaide, a freirinha que estuda comigo, ainda usa anágua ;P
    E, nesses dias de frio, não bastasse ser uma anágua, é uma anágua de lã!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...