quinta-feira, 24 de março de 2011

O Haiti não é aqui (texto)

É impressionante a capacidade de recuperação do Japão, país atingido por um terremoto de intensidade 8,9 (numa escala de 0 a 10) na sexta-feira, dia 11 de março.
As fotos, postadas no site do G1, nos dão uma ideia de como essa reconstrução será rápida.
Para se ter uma noção do que ocorreu: tremores que variam entre 7 e 7,9 graus na escala Richter são propícios à retirar os edifícios de sua fundações, sem contar o surgimento de fendas no solo e danificação de toda tubulação contidas no subsolo.
Abalos sísmicos com intensidade que oscila entre 8 e 8,5 graus nessa mesma escala configura como de grande magnitude, seus efeitos destroem pontes e praticamente todas as construções existentes.

Destruição total ocorre com tremor de 9 graus na escola Richter, e, hipoteticamente, se houvesse um terremoto de 12 graus a Terra seria partida ao meio.  

4 comentários:

  1. Impressionante Alexandre. Os japoneses realmente são uma lição pro resto do mundo! Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Verdade tb acho qu eo Japão é uma verdadeira liçao . Amigo teu Blog tem muita coisa interessante, adoro está sempre aki pra assim me manter informada de muitas coisas legais ! abraços Gell

    ResponderExcluir
  3. Realmente, os japoneses são um exemplo para o mundo. O fato de viverem em uma região propícia à ocorrência de tremores tb contribui para que eles se preparem para enfrentar essas situações.

    ResponderExcluir
  4. PARCERIA ???

    Receba milhares de novas visitas em seu blog através de parceria...Você pode ter seu blog divulgado para até 1 milhão e meio de pessoas todo mês. Imagine isso...

    Confirme seu interesse escrevendo para:

    gaylera05@gaylera.net

    SALA DE BATE PAPO GAY TEL 4003-2807
    http://www.batepapogay.com.br
    Ricardo

    ResponderExcluir