quinta-feira, 24 de março de 2011

O Haiti não é aqui (texto)

É impressionante a capacidade de recuperação do Japão, país atingido por um terremoto de intensidade 8,9 (numa escala de 0 a 10) na sexta-feira, dia 11 de março.
As fotos, postadas no site do G1, nos dão uma ideia de como essa reconstrução será rápida.
Para se ter uma noção do que ocorreu: tremores que variam entre 7 e 7,9 graus na escala Richter são propícios à retirar os edifícios de sua fundações, sem contar o surgimento de fendas no solo e danificação de toda tubulação contidas no subsolo.
Abalos sísmicos com intensidade que oscila entre 8 e 8,5 graus nessa mesma escala configura como de grande magnitude, seus efeitos destroem pontes e praticamente todas as construções existentes.

Destruição total ocorre com tremor de 9 graus na escola Richter, e, hipoteticamente, se houvesse um terremoto de 12 graus a Terra seria partida ao meio.  

3 comentários:

  1. Impressionante Alexandre. Os japoneses realmente são uma lição pro resto do mundo! Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Verdade tb acho qu eo Japão é uma verdadeira liçao . Amigo teu Blog tem muita coisa interessante, adoro está sempre aki pra assim me manter informada de muitas coisas legais ! abraços Gell

    ResponderExcluir
  3. Realmente, os japoneses são um exemplo para o mundo. O fato de viverem em uma região propícia à ocorrência de tremores tb contribui para que eles se preparem para enfrentar essas situações.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...