terça-feira, 13 de setembro de 2011

De volta ao Brasil (texto)

Cheguei sábado à tarde em casa, depois de quase vinte e quatro horas voando. De esperar 4 horas no Rio para embarcar para Foz do Iguaçu e de quase duas horas de carro até Cascavel.
Tô morto ainda e parece que o corpo anda reclamando de tanta viagem. Nesses dias, tenho acordado pontualmente às 3h da manhã. O fuso que insiste em me manter num horário oriental. Ainda que ocidentalizado há 3 dias.
Preciso apenas reforçar aqui que a viagem foi boa demais, sobretudo para perceber que a imagem que se vende de parte do oriente não corresponde ao oriente, não, pelo menos, a todo oriente. Somos humanamente mais parecidos do que diferentes e por isso nos encontramos em culturas tão diversas a nossa.
Fui bem tratado na maior parte das vezes. Recebi atenção quando foi necessário e fui salvo em momentos bem difíceis (retratados aqui em alguns posts) dessa viagem.
Vi construções incríveis, formas impressionantes, história da humanidade. Fiquei emocionado diversas vezes, mas preciso destacar uma passagem: no Templo do Céu (foto 2) em Pequim um coral que ensaiava para um concurso de músicas nacionalistas. Eu não entendia a letra da música, mas compreendia a emoção dos que ali estavam. Choramos ao ouvi-los cantar.
Diante das Muralhas (foto 3), lembranças da minha adolescência ao estudar história, mais emoção. Em Pequim, na Praça da Paz Celestial (fotos 1 e 4) mais emoção: ao sermos parados pelos chineses, inúmeras vezes, para uma fotografia ou um papo_quase_mímica.
Pronto, fechei o ciclo viagem. Agora volto aos posts dia a dia.

5 comentários:

  1. Olha como esse mundo é pequeno: vc é amigo de uma vizinha minha aqui do Rio. A Máxima, que dá aulas no Pedro II e no São Bento. Descobri por conta de sua viagem à China. Ela tb estava lá, vc bem sabe.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alexandre,
    As viagens são ótimas para termos a plena convicção de que o melhor lugar é a nossa casa.

    ResponderExcluir
  3. Welcome amigo! também estou voltando. bjão

    ResponderExcluir
  4. Como é bom viajar e interagir com outras culturas,
    Seja bem vindo....Um abraço

    ResponderExcluir