terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Eles fritam ovos na cozinha, falam sobre qualquer bobagem e o público vota (texto)

Hoje, à noite, recomeça, na TV Globo, o BBB (sabe-se lá qual edição. Eu poderia pesquisar, mas não quis) e esse é também o recomeço de uma histeria nacional, ou, pelo menos, da divulgação de uma histeria. E como algumas pessoas se reunem em torno da TV para acompanhar tanta bobagem!!!
George Orwell deve se remexer no túmulo cada vez que reestreia essa idiotice (cujo título foi saqueado de sua obra).
Hoje, um amigo, postou no Facebook um vídeo bem interessante do artista plástico brasileiro Antonio Veronese com algumas considerações sobre o programa (vale à pena ver e ouvir).
Uma, dentre as suas ideias, me tomou completamente: já que a TV brasileira é uma concessão do Estado, ela, por obrigação, deveria contribuir com a educação, com a cultura, com informaçãos que ajudassem a população, de uma forma geral, a conhecer melhor a sua história.
Programas como Domingão do Faustão, Xuxa, Gugu e restos desse gênero deveriam ser banidos da TV brasileira, já que não contribuem em nada com a formação cidadã (ao contrário, deformam qualquer possibilidade de fazer cultura). E isso não é um privilégio da TV brasileira, o mundo tá cheio de besteiras como essas.
O que me interessa se o(a) modelo e manequim (ainda existem manequins?) pensa assim ou assado sobre qualquer coisa? Não quero (e não permito) que essas imagens entrem na minha casa, invadam meus olhos, instalem-se na tela da minha TV.
É vergonhoso o tanto de mídia em torno desse programa. Deveríamos sim nos reunir para boicotar qualquer produto que promovesse esse tipo de programa. Quem sabe assim as TVs abertas não se tocassem do emburecimento que elas produzem.

Um comentário:

  1. Esse formato de programa é feito justamente para pessoas com um fraco conhecimento cultural. Mas, o que mais me impressiona não são as pessoas que perdem o seu tempo assistindo esse programa, mas os indivíduos que se expõe ao ridículo de participar dele.

    Gostei do seu blog Alexandre :)

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...