quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Escrevo porque me é necessário (texto)

 Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
 
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
(Cecília Meireles)

Eu escrevo para me esvaziar, as linhas se vão preenchendo, aos poucos, enquanto meu peito, meu pulso, minha cabeça adormecem. Escrevo porque é necessário, através da escrita penso, me penso, me refaço. 
Não sou poeta, não sou alegre, nem sou triste, como descreve a poesia, estou no mundo aprendendo. Carrego comigo este sentimento.
Ando com medo dos dias que chegam, mas entendo que não há controle nenhum sobre eles. Sei apenas o que sei. Hoje é quinta e tenho hoje, apenas. Mais nada. Trago comigo a esperança de dias melhores, mas sei que esses dias já me chegaram.
O passado não é meu, não me pertence. Eu o reconto, mas sem a certeza de que assim ele foi. Me orgulho dos meus amigos e carrego comigo muita saudade (não é melancolia). É daqui pra frente. Às vezes não compreendo muito bem o que faço por aqui, descubro mil motivos, mas nenhum me convence.
Trago comigo uma insatisfação do mundo. Sabe-se lá aonde a encontrei. Uma angústia, uma inquietação, uma insônia. Gostaria de me compreender melhor. E quem não gostaria? Mas tenho limites.
Hoje, não sei bem porquê, estou tranquilo. E essa música que não para de tocar...

5 comentários:

  1. Eu tenho essa ânsia por escrever. Queria ter mais tempo para isso.
    Antes me preocupava por que nem sempre ser um 'escritor' implica em ser um 'bom escritor'.
    Hoje aprendi a respeitar minhas limitações. Pode não ser épico, pode nem ser bom, mas respeito e admiro por que é meu.
    A expressão deve ser respeitada.

    Muito bonito esse post!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. que lindo escrito ...
    pensa como eu,
    que escrevo por pura necessidade inconsciente ...
    para manter a sanidade e a vida ...
    gostei de te encontrar ...
    bj...

    ResponderExcluir
  3. eu passei a noite em claro, tentando achar uma forma de retratar meu momento, pensando em frases soltas, escrevendo para respirar, e vem você, com o teu dom, e me traduz. como a gente agradece isso? eu n sei, mas hoje me refleti aqui. obrigada. bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela sua visita, venho conhecer seu cantinho, e te pedir um favor, este palavras ao vento vai fechar foi aberto por engano. vai ao outro em http://armalu.blogspot.com estarei a sua espera. Seu blog esta muito bonito.bj

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo!
    E quem gosta e arrisca escrever vai se identificar com o texto e com você. É visto.

    Parabéns, texto excelente.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...