terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A cura do envelhecimento (texto)

Acabei de passar por um banca de revistas e de ler essa texto da capa, aí ao lado, da Revista Galileu
Fiquei pensando aqui com os meus botões*: desde quando envelhecimento é uma doença que precisa ser curada? 
Quando eu era criança a velhice ainda não era uma doença. Não se falava em vida eterna (digo, com a conotação de beleza for ever) e nem mesmo em ser jovem aos 60 e poucos anos.
Não havia, pelo menos que eu me lembre, essa ditadura da juventude. A minha avó já era uma senhora com comportamento, vida e pele de uma senhora, sem que isso fosse infelicidade, desgraça, coisa ruim.
Todo mundo precisa estar inteiro, não por saúde, mas porque é necessário, porque o mercado exige, porque a gente se exige e sofre quando não consegue, e não se consegue, naturalmente, atingir o padrão de beleza e juventude estampados em todas os lugares. 
Basta ser jovem para ser feliz! Compramos essa ideia e acho que é tarde para envelhecer, naturalmente.

*pensar com os botões não é nada jovem.

2 comentários:

  1. Pois é. Fica até difícil educar as crianças e os jovens para que respeitem os idosos! É curioso que circula fortemente a ideia de que velho é sinônimo de imprestável. O que, diga-se de passagem, é uma lástima!

    ResponderExcluir
  2. Ora, ora, vão se os dedos, ficam os anéis.
    Pensar em junventude eterna, é simplemente deplorável. Meu corpo terá aparencia jovem, mas minha mente estará carregada de informações as quais somente os velhos possuem, e de repente, a nostalgia, e a vontade de envelhecer baterá em minha porta.

    ResponderExcluir

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...