terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cantiga de enganar - por Carlos Drummond de Andrade (poesia)

Cantiga de enganar

O mundo não vale o mundo, meu bem.
Eu plantei um pé-de-sono,
brotaram vinte roseiras.
Se me cortei nelas todas
e se todas me tingiram
de um vago sangue jorrado
ao capricho dos espinhos,
não foi culpa de ninguém.
O mundo, meu bem, não vale
a pena, e a face serena
vale a face torturada.
Há muito aprendi a rir,
de quê? de mim? ou de nada?
O mundo, valer não vale.
Tal como sombra no vale,
a vida baixa... e se sobe
algum som deste declive,
não é grito de pastor
convocando seu rebanho.
Não é flauta, não é canto
de amoroso desencanto.
Não é suspiro de grilo,
voz noturna de correntes,
não é mãe chamando filho,
não é silvo de serpentes
esquecidas de morder
como abstratas ao luar.
Não é choro de criança
para um homem se formar.

(...)

Não é nem isto, nem nada.
É som que precede a música,
sobrante dos desencontros
e dos encontros fortuitos,
dos malencontros e das
miragens que se condensam
ou que se dissolvem noutras
absurdas figurações.
O mundo não tem sentido.
O mundo e suas canções
de timbre mais comovido
estão calados, e a fala
que de uma para outra sala
ouvimos em certo instante
é silêncio que faz eco
e que volta a ser silêncio
no negrume circundante.
Silêncio: que quer dizer?
Que diz a boca do mundo?
Meu bem, o mundo é fechado,
se não for antes vazio.
O mundo é talvez: e é só.
Talvez nem seja talvez.
O mundo não vale a pena,
mas a pena não existe.
Meu bem, façamos de conta.
de sofrer e de olvidar,
de lembrar e de fruir,
de escolher nossas lembranças
e revertê-las, acaso
se lembrem demais em nós.
Façamos, meu bem, de conta
— mas a conta não existe —
que é tudo como se fosse,
ou que, se fora, não era.
Meu bem, usemos palavras.
façamos mundos: ideias.
Deixemos o mundo aos outros
já que o querem gastar.
Meu bem, sejamos fortíssimos
— mas a força não existe —
e na mais pura mentira
do mundo que se desmente,
recortemos nossa imagem,
mais ilusória que tudo,
pois haverá maior falso
que imaginar-se alguém vivo,
como se um sonho pudesse
dar-nos o gosto do sonho?
Mas o sonho não existe.
Meu bem, assim acordados,
assim lúcidos, severos,
ou assim abandonados,
deixando-nos à deriva
levar na palma do tempo
— mas o tempo não existe,
sejamos como se fôramos
num mundo que fosse: o Mundo.

Um comentário:

  1. O Mundo É bão, Sebastião

    Composição: Nando Reis

    Por que o Sol saiu
    Por que seu dente caiu
    Por que essa flor se abriu
    Por que iremos viajar no verão
    Por que aqui o mundo não será cão

    Quando o Goodzila atacar
    Quando essa febre baixar
    Quando o mamute voltar
    Descongelado a caminhar na Sibéria
    Quando invento, o mundo é feito de idéias

    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é teu, Sebastião

    Como escrever certo o seu nome
    Como comer se der fome
    Como sonhar pra quem dorme
    E deixa o cansaço acalmar lá em casa
    Como soltar o mundo inteiro com asas
    Tiranossauro Rex tião
    Dentro dos seus olhos virão
    Monstros imaginários ou não

    Por sorte somos todos os titãs
    E a vida assim irá sarar, virar sã

    E agora eu vivo em paz

    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é bão, Sebastião
    O mundo é teu, Sebastião

    O mundo é bão, o mundo é bão
    O mundo é bão, o mundo é bão


    Vc sabe que eu te respeito muito. Seu momento é só seu. Mas eu tenho que te alegrar um pouquinho meu amigo querido.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...