sábado, 18 de setembro de 2010

Revista Veja Indispensável Para o Neoliberalismo (texto)

O título tomo emprestado do livro de uma amiga (Carla Luciana Silva), mas as observações me veem a partir das últimas e novas notícias publicadas pela revista às vésperas das eleições de 2010.
É impressionante como a Revista Veja nesses últimos dias, mês, tem descoberto problemas relacionados ao governo federal. Tantas denúncias envolvendo ministros, parlamentares, políticos próximos ou filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Parece mesmo que a revista anda empenhada em relação às denúncias e à limpeza desse cenário (sujo) político brasileiro. Um empenho que me emociona até. Fiquei aqui pensando que Veja é mesmo indispensável para esse país que queremos. Democrática, verdadeira e neutra. E, sobretudo, independente no que tange às análises efetivadas em suas páginas.
Pra mim, suas páginas não sevem nem para rabiola. Não estou, no entanto, blindando o governo federal, mas a minha surpresa é essa enxurrada de denúncias às vésperas das eleições mais importantes para o país.

5 comentários:

  1. Vejo o brasileiro escolhendo nossos governantes da forma como escolhe qual Fast food vão comprar, (pelo jingle mais divertido, imagens mais bonitas, e o que mais agradar-lhe, mesmo que não seja o melhor para todos). Vejo ainda por cima os poderosos donos de veículos de massa usando a ignorância do povo, para manipular suas atitudes...e comandar este país, da forma que lhes convém...

    Parece CoCaíNa

    http://geracaococacola-llt.blogspot.com/2010/09/parece-cocaina.html

    ResponderExcluir
  2. A "óia" já foi mais influente. Com a internet, blogs, etc, ela parece estar perdendo poder de "convencimento". Pelo andar da carruagem, as reportagens dela e da folha não mudaram as pesquisas em desfavor da candidata do governo. Ou o povo não lê a "óia", ou ela não tem poder de convencimento.

    ResponderExcluir
  3. Alex,vc acha então q não está acontecendo nada de errado com o atual governo? Acha sinceramente que se precise da VEJA pra ser ver o aparelhamento do estado brasileiro, pesssoas sem qualquer tipo de qualificação ocupando cargos somente por seu viés político? O PT sempre se arvorou como o mais ético dos partidos, e no entanto quando chegou ao poder fez igual(ou pior)q os outros(para minha decepção total)já q sempre votei no partido, hoje não creio mais em partidos, e sim em algumas(bem poucas)pessoas,infelizmente.Um grande abraço, ROBSON

    ResponderExcluir
  4. Robson, eu não escrevi isso, o que escrevi foi sobre a enxurrada de matérias sobre o atual governo em vésperas de eleições...
    Quando vc diz que tem uma porção de gente ocupando cargos sem qualificação, sei que vc não está dizendo que isso surgiu com o PT, nomeações sempre foram práticas políticas. Não estou dizendo que isso é certo (não acho) mas isso é legal (ainda que não seja moral).
    Não me surpreendi com o que aconteceu com o PT pq o partido é feito de pessoas e não acho 9achei) que elas pudessem ser diferentes das outras. Vende-se peixe, mas a gente compra o que a gente quer.

    ResponderExcluir
  5. Penso que temos que ser críticos em relação a tudo que lemos e vemos nos meios de comunicação. Mas não dá prá acreditar que todos os jornais, todas as revistas, todos os noticiários estão macumunados para derrubar o governo, não dá para simplesmente pegar todas as denúncias que vêm agora a tona e simploriamente atribuir a maquinações da oposição ou dos tais "interesses" de alguma entidade diabólica (denominada de "elite" por alguns incautos). A imprensa, é sim, com todos os seus eventuais defeitos, instrumento da democracia e cabe a nós separmos o joio do trigo pelo único caminho que temos: continuando a buscar as informações sem fechar os olhos para elas.

    ResponderExcluir

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...