terça-feira, 13 de setembro de 2011

De volta ao Brasil (texto)

Cheguei sábado à tarde em casa, depois de quase vinte e quatro horas voando. De esperar 4 horas no Rio para embarcar para Foz do Iguaçu e de quase duas horas de carro até Cascavel.
Tô morto ainda e parece que o corpo anda reclamando de tanta viagem. Nesses dias, tenho acordado pontualmente às 3h da manhã. O fuso que insiste em me manter num horário oriental. Ainda que ocidentalizado há 3 dias.
Preciso apenas reforçar aqui que a viagem foi boa demais, sobretudo para perceber que a imagem que se vende de parte do oriente não corresponde ao oriente, não, pelo menos, a todo oriente. Somos humanamente mais parecidos do que diferentes e por isso nos encontramos em culturas tão diversas a nossa.
Fui bem tratado na maior parte das vezes. Recebi atenção quando foi necessário e fui salvo em momentos bem difíceis (retratados aqui em alguns posts) dessa viagem.
Vi construções incríveis, formas impressionantes, história da humanidade. Fiquei emocionado diversas vezes, mas preciso destacar uma passagem: no Templo do Céu (foto 2) em Pequim um coral que ensaiava para um concurso de músicas nacionalistas. Eu não entendia a letra da música, mas compreendia a emoção dos que ali estavam. Choramos ao ouvi-los cantar.
Diante das Muralhas (foto 3), lembranças da minha adolescência ao estudar história, mais emoção. Em Pequim, na Praça da Paz Celestial (fotos 1 e 4) mais emoção: ao sermos parados pelos chineses, inúmeras vezes, para uma fotografia ou um papo_quase_mímica.
Pronto, fechei o ciclo viagem. Agora volto aos posts dia a dia.

5 comentários:

  1. Olha como esse mundo é pequeno: vc é amigo de uma vizinha minha aqui do Rio. A Máxima, que dá aulas no Pedro II e no São Bento. Descobri por conta de sua viagem à China. Ela tb estava lá, vc bem sabe.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alexandre,
    As viagens são ótimas para termos a plena convicção de que o melhor lugar é a nossa casa.

    ResponderExcluir
  3. Welcome amigo! também estou voltando. bjão

    ResponderExcluir
  4. Como é bom viajar e interagir com outras culturas,
    Seja bem vindo....Um abraço

    ResponderExcluir

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...