segunda-feira, 26 de março de 2012

Os 7 passos para passar dos 100 (texto)

1. Curtir a vida — "não adoidado!", fazendo alusão ao nome de um filme de comédia. A proposta é harmonizar corpo, mente e alma. Pesquisas feitas com pessoas centenárias apontam para uma relação entre espiritualidade e longevidade, segundo a médica. Esse fator é importante para que a vida tenha um significado.

2. Uso de medicamentos — o uso de medicamentos é uma parte importante do tratamento de doenças como hipertensão e diabetes, por exemplo. Mas é uma das. "Se o paciente só toma o remédio, mas não pratica exercício, não se alimenta bem, não terá o mesmo efeito".

3. Refeições equilibradas — existem alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a prolongar os anos de vida. Mas, para começar, a médica receita três atitudes simples: comer um pouco menos, comer mais devagar e preferir alimentos a produtos industrializados.

4. Ocupação prazerosa — o trabalho ocupa boa parte do nosso tempo, então deve ser uma atividade prazerosa. O convite é para que seja feita uma reflexão se o trabalho está fazendo lhe bem ou não e como melhorar seu bem-estar profissional. A satisfação com o trabalho é um ponto comum entre os octagenários, conforme pesquisas.

5. Tabagismo e drogas zero — de acordo com Mariela, não há meio termo para cigarro, diferentemente do álcool, que até pode ser consumido em doses moderadas. Para quem quer parar de fumar, a dica é valorizar o hoje: cada dia sem cigarro é um avanço rumo à longevidade saudável.

6. Exercício físico — a médica diferencia o exercício físico, programado para melhorar a performance cardiovascular e o gasto energético, da atividade física, que está mais relacionada ao dia a dia — ir a pé para o trabalho, usar a escada em vez do elevador, lavar roupas, cuidar da horta, etc. Está mais do que comprovado que se movimentar é essencial para o bom funcionamento do organismo.

7. Limpeza impecável dos dentes — a boca é a porta de entrada da saúde do corpo. Uma boa dentição pode permitir que as pessoas sejam mais funcionais por muito mais anos, além de evitar doenças sistêmicas. Trabalhos científicos relacionam o número de dentes que a pessoa tem com sua longevidade. Pelo menos uma vez ao dia deve ser feita a escovação "impecável", que inclui a escovação completa dos dentes com uso de fio dental.

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/03/conheca-os-sete-passos-para-viver-bem-por-mais-de-100-anos-3706842.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário