Na perspectiva da Análise do Discurso materialista, a língua é concebida como uma prática social e, portanto, atravessada pela ideologia. A linguagem inclusiva emerge como um gesto político que desloca sentidos estabilizados, questionando as formações discursivas que naturalizam a exclusão de determinados sujeitos. Ao propor alternativas que visibilizem identidades historicamente silenciadas – como pessoas não binárias, mulheres, negros e outros grupos marginalizados –, a linguagem inclusiva desestabiliza a relação entre língua, história e ideologia. Nesse sentido, a escolha por uma linguagem que acolha a diversidade se torna um ato de resistência aos sentidos hegemônicos, produzindo fissuras no simbólico e possibilitando novos lugares de enunciação.
Expressões como o uso genérico do masculino ou termos carregados de preconceito são marcas discursivas de uma ordem ideológica que organiza os lugares sociais. Ao interpelar esses sentidos, a linguagem inclusiva não apenas questiona o lugar dominante de determinados sujeitos, mas também torna possível a construção de novos sentidos que contemplam a pluralidade de sujeitos e experiências. Esse processo nos mostra que a língua não é um instrumento neutro, mas um espaço de luta ideológica, onde os sentidos estão sempre em disputa.
A importância da linguagem inclusiva, sob a lente da Análise do Discurso materialista, reside em sua capacidade de produzir deslocamentos discursivos. A proposta inclusiva não consiste em corrigir a língua, mas em transformar as condições de produção do discurso, ao possibilitar novas formas de dizer e significar o mundo. Ao visibilizar sujeitos e experiências antes marginalizados, a linguagem inclusiva não apenas promove um reconhecimento simbólico, mas também intervém materialmente na constituição ideológica dos sujeitos, convidando-os a ocupar novos lugares no discurso. Portanto, trata-se de um gesto ético e político que questiona o funcionamento ideológico da língua e, ao fazê-lo, abre espaço para uma sociedade mais democrática e plural.
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