domingo, 20 de setembro de 2009

GORDA (texto)

No dia 24 de setembro, Fabiana Karla, 33 anos, conhecida por papéis cômicos como o da doutora Lorca, do "Zorra Total", vai encarar o desafio de fazer o seu primeiro drama no teatro. Ela será Helena, protagonista da peça “Gorda”, de Neil Labute, que é bem resolvida com seus quilinhos a mais, mas passa a ser alvo de preconceito ao se envolver com um homem magro.

Apesar da identificação com a personagem por causa de sua forma física, esse tipo de drama nunca passou perto da vida de Fabiana Karla. Neste bate-papo com o EGO, ela conta que nunca foi vítima de preconceito por ser gordinha, que sempre namorou caras bonitos (pelo jeito, o próprio pessoal do EGO produz efeito de que ser gordo tem relação com não ser bonito) na adolescência e que hoje os gordos sofrem mais preconceito do que os negros em lugares como o Rio de Janeiro, onde a forma física é intensamente cultuada. Confira!

EGO: Você fala com muita tranquilidade e até doçura a palavra “gorda”. Mas ela já te machucou?
Nunca vivi um momento em que eu tenha sido tratada de forma grosseira por ser gorda. O maior impacto para mim foi quando cheguei e me deparei com o texto. Eu me assustei, chorei e pensei: meu Deus! Isso existe e dói! Pesou muito escutar nomes grosseiros em uma coisa em que eu não me enquadrava. Custou muito digerir isso nos ensaios, mas consegui tirar de letra. Não tenho a pretensão de que as pessoas achem que estou fazendo o melhor papel dramático do mundo. Só quero contar essa história. Estou feliz por poder ousar com outra vertente do trabalho e acho que vai ser um divisor de águas na minha carreira.

Em que momentos da peça você se reconheceu?
Na peça, me toca muito o momento em que o Caco fala para o Tony: “Ela é uma porca.” Fico deprimida. Fico chocada com essa mania das pessoas acharem que quem é gordo é sempre porco. Não é! Então todo branco é azedo?

Você acha que a sociedade está mais cruel hoje com essa coisa da forma física ou sempre foi assim?
Acho que tudo hoje virou uma máquina. É muito fácil você ter o nariz ou a bunda que você quer. Você vai ali compra uma bunda, um peito. É claro que os critérios aumentam. Você começa a ver todo mundo com o corpo mais organizado e vai querer chegar nesse padrão também. Acho que as pessoas estão muito mais preocupadas com a forma física. No Rio de Janeiro, por exemplo, por seu um lugar que tem praia, as pessoas pautam muito sua vida pela forma física e pelo bem-estar. Acho que o gordo é mais discriminado do que o negro no Rio de Janeiro. Os dois tipos de discriminação são péssimos, mas por causa da dinâmica da cidade, o gordo é ainda mais discriminado. As pessoas acham que você é gordo porque quer, porque é sem-vergonha.

Você sempre foi gordinha?
Sempre, desde criança. Teve uma época na minha vida que a vaidade aumentou, na adolescência. Com uns 16 anos, consegui me manter com uns 60kg. Mas depois que tive meus três filhos – tenho uma filha de 12, uma de 11 e um menino de 9 anos - ficou difícil, não tinha como não ficar gordinha, até porque tenho tendência para ganhar peso.

Teve dificuldades para arrumar namorado por causa de sua forma física?
Antes de casar, sempre namorei bastante e sempre tive namorados muito gatinhos. Eu era do tipo que levava os meninos no papo. Quando um rapaz estava me paquerando, eu nunca piscava de volta porque senão tava arriscado ele dizer: “Olha aquela gordinha fazendo careta?” Mas quando alguém me olhava e ía baixando o olhar para dar uma conferida no material, eu sacudia o cabelo e fazia alguma coisa para o olhar subir. Às vezes, ficava com o pescoço duro de tanto balançar cabelo, mas voltava para casa com o telefone do gatinho. Nunca namorei feio. Eu peguei legal (risos).

Já fez muitas dietas?
Já, mas tenho uma coisa que é o fato de eu gostar de me olhar no espelho e ver como eu sou. Sou muito vaidosa. Adoro o meu cabelo, faço unha, adoro a minha pele hidratada. Não adianta você ser magro e mal cuidado. Prefiro ver que minha pele é bem cuidada. Deixo de comer certas coisas porque isso vai se refletir na minha pele, mas não por causa do meu corpo. Minhas duas irmãs, que são gêmeas, fizeram cirurgia de redução de estômago, e eu tenho dez mil pessoas que me ligam todos os dias para oferecer essa cirurgia, como se fosse a salvação da minha vida. Se eu quisesse, já teria feito. Mas é uma questão minha. Não ficaria feliz de me olhar no espelho e não me ver assim, como sou. Seria como se eu estivesse murcha. Agora é claro que eu queria voltar a ter dois dígitos na balança, porque eu estou com três (risos). Mas por questão de saúde mesmo. Mas não faço apologia à gordura, só quero que as pessoas se aceitem como elas são.

O que te deu essa autoestima toda? Foi a sua criação?
Fui criada para ser uma criança feliz à base de elogio. Acho que quando o pai elogia a gente que é mulher, a gente já cresce com mais segurança. Isso dá mais confiança. Acho que posso agradecer muito ao meu pai, o senhor Eliseu (risos).

Você é mãe de duas meninas e um menino. Como elas são?
Beatriz, que tem 12 anos, é magrinha, mas a Laura, de 11, é bem gordinha. É danada, mas é muito feliz como é. Só sai toda arrumadinha, cheirosinha. Mas acho que ela vai ter o momento do estalo da adolescência e vai querer emagrecer um pouquinho.

Ela lida bem com essa questão do peso na escola?
Minha filha já sofreu “bullying”( termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica). Laura não caiu nessa pilha. Mas quando vimos que estava tomando um vulto muito grande, fomos na escola, conversamos e propus uma reunião geral. Não queria só favorecer a minha filha, mas que todo mundo pensasse e fosse respeitado.

Como fez para compor a Helena, de Labute?
Tive que colocar meu humor nos pés, me despir de qualquer arma e começar a buscar o novo, essa atmosfera de dramaturgia que eu ainda não tinha experimentado. A Helena é uma pessoa que você identifica facilmente na rua, não é como no "Zorra" que, por mais que você identifique, é caricato.

É a sua primeira experiência com o drama?
A experiência mais dramática que tive foi no filme “A Máquina”. Ali, tentei passar uma verdade através da Nazaré, que era minha personagem. Ela tinha uma coisa muito verdadeira, um olhar puro. A partir dali, comecei a buscar isso e gostei. Mas tenho que fazer um exercício contínuo para ter uma interpretação mais calminha. Se deixar, faço uma brincadeira atrás da outra. Quero sempre rir de alguma coisa.


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pra que conteúdo, se a casca é bacana ? (texto)

Ontem à noite, antes de dormir, assisti ao Brazil´s Next Top Model e verifiquei o quanto as meninas que estão concorrendo ao lugar mais alto no pódio do programa estão disposta a tudo e qualquer coisa para vencer essa nova etapa. E quando digo tudo, digo tu-do mesmo. Não há intimidade que seja resguardada, não existe limite para vencer uma concorrente: tudo pode ser feito, quaisquer coisas podem ser ditas para se conseguir o que quer.
O mais importante é a beleza: a mulher é a orelha ou o nariz; um par de pernas, uma bunda, um rosto. Nada mais importante do que a casca. E como diz a letra da música, conteúdo pra quê?
E aí me lembro da tirinha da Mafalda quando ela tenta conversar com Suzanita e esta lhe diz que quando crescer quer ter muitos vestidos enquanto que Mafalda quer cultura. E aí Suzanita diz a Mafalta para ela tentar sair à rua sem vestido para ver o que acontece, mas o mesmo não acontecria se ela saisse sem cultura.
Mafalda é de outro tempo...as meninas no Brazil´s são do tempo das celebridades. O mais importante são os cinco minutos de glória e por eles tudo vale à pena.
É claro que sei que a carreira de modelo internacional produz, além de status, muita grana. Mas sei tb que conteúdo é pra sempre enquanto que...melhor nem continuar.

Gravadoras obtêm decisão inédita contra troca de arquivos no Brasil (texto)

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) decidiu pela condenação de um desenvolvedor nacional de software de compartilhamento de arquivos (P2P), em ação movida pela Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos (Apdif).

De acordo com a decisão, a empresa Cadari Tecnologia da Informação e outros, responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do K-Lite Nitro, estão proibidos de disponibilizar o software P2P, “enquanto nele não forem instalados filtros que evitem que as gravações protegidas por Direito Autoral de titularidade das companhias representadas pela APDIF do Brasil sigam sendo violadas de forma maciça e constante pelos usuários do referido software”.

Ainda segundo a decisão unânime, relatada pelo desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o K-Lite Nitro tem "intuito de lucro baseado na venda de espaço publicitário, é ilegal e viola a lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98) e o Código Penal brasileiro”.

Representante das cinco maiores companhias fonográficas do país (EMI, Som Livre, Sony Music, Universal Music e Warner Music), a Apdif atualmente faz parte da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM).

Segundo o presidente da Apdif e da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), Paulo Rosa, a decisão inédita no país sobre redes de compartilhamento de arquivos estabelece um precedente na Justiça brasileira “importantíssimo” em relação aos direitos autorais sobre músicas e outros conteúdos protegidos na web.

“Não se trata de uma decisão contra uma determinada tecnologia, mas sim contra um modelo de negócio criado e explorado economicamente, cujo principal atrativo é a violação contínua e em larga escala de Direitos Autorais consagrados em nossa Constituição Federal e em legislação específica”, afirmou Rosa.

“Tecnicamente, essa decisão está muito próxima da perfeição, em pé de igualdade com decisões dos EUA e outros países do mundo. Não se trata de uma decisão contra a tecnologia, nem contra a neutralidade e a liberdade da internet. Mas sim de usar a tecnologia de forma responsável”, avaliou Rosa, acrescentando que as gravadoras vão cobrar para que sejam aplicados os filtros de conteúdo no K-Lite Nitro, para que a ferramenta barre o upload e o download de conteúdo protegido por direito autoral.

Marketing do medo

Réu no processo movido pela Apdif, Luciano Cadari se defende das acusações, dizendo que vai recorrer da decisão, já que em momento algum fez propaganda em favor da pirataria. “Nossa ferramenta é usada para compartilhar arquivos. Nunca induzimos ninguém a baixar conteúdo ilegal. Pelo contrário, sempre deixamos claro, com avisos para que os internautas não utilizem o software para fins de pirataria”, afirmou ao G1. “Me pegaram para Cristo para fazer o marketing do medo”.

Segundo Cadari, o sofwtare K-Lite Nitro foi baseado no programa de código aberto KCEasy e não tem o objetivo de infringir direitos autorais, apesar da “potencialidade” de download ilegal. “É como uma faca, que tem a potencialidade de matar. Um carro também tem a potencialidade de matar, em acidentes de trânsito. Por que não são proibidos também?”, questiona.

“Estão colocando a culpa da queda nas vendas da indústria fonográfica em uma empresa de fundo de quintal de Curitiba”, disse Cadari, cuja empresa tem quatro funcionários. “A guerra não é só contra mim; é contra todos os internautas brasileiros, contra a liberdade de expressão”.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Juiz diz que parte da Lei Maria da Penha é 'feminismo exagerado' (texto)

Deu na Globo.com:

O juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues, da comarca de Sete Lagoas (MG), comentou nesta quarta-feira (16) a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de abrir processo administrativo contra ele. Em 2007, ele se envolveu em polêmica após considerar inconstitucional a Lei Maria da Penha, considerada um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica.

De acordo com reportagem publicada em outubro de 2007 pelo jornal Folha de S.Paulo, o juiz rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras. Segundo o jornal, o magistrado disse considerar a lei "um conjunto de regras diabólicas".

Rumbelsperger rebateu, em nota, as acusações dizendo que não vai "desigualar homens e mulheres naquilo em que são rigorosamente iguais, ou seja, nas demais espécies de violência que um pratica contra o outro sem qualquer diferença". O juiz afirmou ainda que talvez nenhum homem deseje mais do que ele a igualdade entre homens e mulheres.

Rumbelsperger explicou que, na verdade, não combate as mulheres, mas sim o "feminismo exagerado", presente, segundo ele, em parte da Lei Maria da Penha. Ele disse ainda que algumas disposições da lei têm "caráter vingativo"."Combato, assim, o feminismo exagerado – consubstanciado em parte da Lei Maria da Penha – e que dela se aproveitou para buscar compensar um passivo feminino histórico, com algumas disposições de caráter vingativo", disse o juiz.

"Combato um feminismo exagerado, que negligencia a função paterna, que quer igualdade sim, mas fazendo questão de serem mantidas intactas todas as benesses da feminilidade", completou. O juiz especificou que não defende o homem, mas sim a "função paterna".

O magistrado disse ainda que não volta atrás nos comentários sobre a Lei Maria da Penha, porque seria um ato de covardia. "Se eu voltasse atrás num único pensamento expressado em quaisquer de nossas decisões, eu o estaria fazendo por mera covardia, apenas para tentar me livrar da angústia desse embate".


domingo, 13 de setembro de 2009

Uma carreira de oportunidades (texto)

Estreia na próxima segunda-feira a nova-velha-novela de Manoel Carlos, Viver a vida. A Revista da TV, encarte do jornal O Globo, deste domingo 13, trouxe uma matéria sobre a novela e uma pequena entrevista coma atriz Taís Araújo, protagonista do próximo horário nobre da TV brasileira (ou seja, da Rede Globo de Televisão).
Nesta entrevista, a atriz faz uma revelação impressionante: "Falar que falta espaço para o negro é até maldade. Eu mesma tive uma carreira de oportunidades."
Sobre este comentário de Taís Araújo eu teria pelo menos dois outros para fazer: 1) Será que atriz acha que a trajetória de todos os negros pode ser comparada com a sua? 2) Em que mundo essa criatura vive? Será que ela anda acompanhando o processo de luta contra o preconceito racial vigente no mundo e em especial no nosso país?
Como é que há muitas oportunidades se apenas em 2009 temos a primeira mulher negra ocupando o lugar de personagem central em uma novela no horário nobre da TV, no maior país de população negra mundial?
Em quase todas as outras novelas (parece até que eu ando medindo o racismo através das histórias contadas nas novelas brasileiras - não que não se possa) os negros ocupam papeis de empregados. Quem é que lembra de uma novela em que um negro, uma família de negros, ocupou um outro espaço nessas tramas? Lembrou? Raras foram as vezes.
Ela mesma protagonizou uma novela, tudo bem que era das 19h, na Rede Globo: mas o título era Da cor do pecado. E se esse título não reforça um sentido sobre as mulheres negras...
Lembro-me, bem, de uma entrevista que a grande atriz e cantora Zezé Motta deu num programa exibido na TV Globo, Mulher 80: ela contou que estava conversando com uma vizinha e lhe disse que estava fazendo escola de teatro e ouviu como resposta: "Eu não sabia que para fazer papel de empregada precisava fazer escola de teatro."
Precisa dizer mais alguma coisa?

O Anticristo (filme)

Assisti, no sábado à tarde, na minha volta para o Paraná, ao filme O Anticristo de Lars von Trier, o cineasta das sensações extremas. Neste filme, o dinamarquês ultrapassa, no meu ponto de vista, todos os limites: tudo está posto em excesso. E isso não quer dizer que exista alguma coisa fora do lugar.
O filme é protagonizado pela dupla Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg.
Após a morte do filho, um casal refugia-se numa cabana isolada no meio de um bosque, para tentar curar os ferimentos e o casamento em risco. Só que aí, no meio do nada, os eventos mais estranhos irão suceder-lhes.
No papel principal, não terá sido certamente inocente a escolha de Willem Dafoe, que interpretou Jesus Cristo no ultra-polémico A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese.
O filme é repleto de simbolismos sagrados e profanos que precisam de sentidos para que a história produza seus efeitos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro (texto)

Eu sequer imaginava que aquelas imagens reproduzidas de forma incansável por mais de 100 vezes ao dia iriam produzir tantas histórias.
Histórias tb contadas à exaustão: livros, revistas, vídeos, imagens que se multiplicaram dia e noite sobre verdades diferentes e incontestáveis.
Acidentes postos em xeque, religiões terroristas, homens bombas, armamentos atômicos, culturas exóticas, mulheres reprimidas, miséria humana, vítimas, algozes. Tudo filtrado pela lente norte-americana.
Nunca se viu e ouviu tanto sobre a fragilidadea aérea dos EUA, nunca se falou tanto sobre um presidente motivado por esse acontecimento e os desdobramentos, quase sempre, estabanados produzidos por sua equipe.
Documentários puseram o 11 de setembro em dúvida. Redes de TV foram em buscas das armas de Sadan. Ele foi enforcado. As armas não apareceram. Soldados morreram. Bombas explodiram. Mais mortes só que com menos impácto. Guerra ao vivo e em tempo real. Um show de cobertura. A mídia enfim tinha a oportunidade de expor os seus limites.

Solidão na velhice...

A solidão na velhice é uma experiência profundamente marcada pela complexidade da existência humana. Com o passar dos anos, os vínculos soci...