sábado, 18 de abril de 2009

Rotavírus (texto)

Não sei o que é um rotavírus. Não faço ideia da sua forma, sua aparêncie muito menos onde/quando/por que a gente se esbarra com ele e o nosso dia vira essa infelicidade. Desde sexta-feira estou com dores de barriga, febre, tontura (não aquela do dia a dia), náuseas, falta de apetite e um desânimo daqueles. O pior é ter que trabalhar se sentindo mal e à beira de uma crise intestinal (a rima sempre é péssima na prosa, mas não vou apagá-la).
Pensei na possibilidade de não dar aula hoje pela manhã, mas como se os alunos me esperavam e se essas aulas estão contadas? Fui. Encarei a moto e o frio da manhã, encarei tb um multimídia que não funcionava no meu computador, mas como pior não podia ficar, tudo correu (ou melhor, não correu) bem.
Espero mesmo não passar esse feriado de cama: ou da cama para o banheiro porque ninguém merece isso.

2 comentários:

  1. Oi meu queridinho!
    Que peninha de vc. Não tem ninguém cuidado de vc? Quem está fazendo seu soro caseiro? Vc trabalha no sábado?
    Bonitinho, espero que vc melhore logo e para provar que eu me preocupo com sua saúde pesquisei estas dicas para vc:

    O que é

    A rotavirose é uma doença infecciosa causada pelo vírus do gênero rotavírus. Ela afeta mais gravemente crianças abaixo dos cinco anos de idade.

    Sintomas

    Seus principais sintomas são forte diarréia, vômito e febre alta. Nos adultos tais sintomas podem se apresentar de forma mais leve.

    Transmissão

    Sua transmissão se dá através do contato direto com a pessoa infectada, através da ingestão de água contaminada, consumo de alimentos contaminados, contato direto com objetos contaminados e através do contato com fezes, uma vez que há uma alta concentração do vírus causador desta doença nas fezes do doente.

    A infecção por rotavírus pode ser prevenida através de algumas medidas simples, como:

    - Cuidados com a higiene pessoal e doméstica;
    - lavar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, amamentar, manipular alimentos, manusear objetos sujos, tocar em animais, etc.
    - administrar a vacina contra rotavirus (VORH) em crianças menores de 6 meses;
    - evitar o desmame precoce, pois o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças;
    - lavar e desinfetar superfícies e utensílios utilizados na preparação de alimentos;
    - ingerir somente água filtrada ou tratada através de fervura ou aplicação de hipoclorito de sódico 2,5% para cada litro de água (neste caso, deve-se deixar que a água repouse 30 minutos antes de ser utilizada).
    - evitar a circulação de animais de estimação e insetos dentro da cozinha;
    - não ingerir água de riachos, rios ou poços contaminados, etc.

    Tratamento

    O tratamento desta doença consiste na reidratação do doente. Medidas simples de combate a desidratação, como o uso do soro caseiro, são muito eficientes e podem salvar vidas. Sabe-se que a desidratação é o sintoma mais grave de infecções no intestino causada pelo rotavírus.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...