domingo, 8 de novembro de 2009

O início da queda do Muro - 9 de novembro 1989

No final da Segunda Guerra Mundial, Berlim, a capital da Alemanhã, foi dividida em quatro áreas. Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a administrar cada uma destas áreas.

No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.

Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.

O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha.

3 comentários:

  1. Ainda me lembro claramente do Pedro Bial fazendo a cobertura exclusiva para Globo.
    O tempo passa, o tempo voa......
    Se eu falar que estou com saudade de vc adianta?
    Bjs amormeuzinho.

    ResponderExcluir
  2. Adooooooooooooooooro uma chantagem!
    Sempre da certo.
    Desculpa, eu sei que o trem ai não tá fácil não.
    Mas faz parte do meu show reclamar um tiquinho de atenção sua.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. É o muro de Berlim ruiu e com ele todo um simbolismo, dois sistemas de governo, duas potências mundiais, Capitalismo e Comunismo, EUA e URSS respectivamente. Mas não foi apenas uma situação política que começou a mudar a partir de então, mas sim vidas que foram transformadas, pois o muro separava além de sistemas políticos, pessoas, amigos, famílias, enfim, sonhos...

    Hoje outros muros ainda precisam cair como na fronteira México- EUA ou Na Cisjordânia. Como podem ainda querer separar pessoas por suas ideologias, classes sociais ou religiões?

    No entanto se esses fossem os únicos muros a serem derrubados não seria tão mal assim, pois além desses existem tantos outros disfarçados e esses sim são bem mais difíceis de se destruir.

    ResponderExcluir

Embora

Indo embora depois de um mês no Rio de Janeiro . Foi bom estar por aqui: encontrei amigos, descansei,  me diverti um pouco. Vivi dias absurd...