terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Qual o signo de Saussure?

Saussure, pai da linguística moderna, nasceu em Genebra, no 26 de novembro de 1857, portanto ele é do signo de sagitário. Quando alguém te perguntar sobre o signo de Saussure, vc já sabe a resposta correta.
Mas quando alguém se pergunta sobre o signo de Saussure tb pode estar se referindo, claro que é uma questão de segunda ordem, um assunto um pouco menos importante e relevante, já que signo refere-se necessariamente a representação de uma faixa imaginária do firmamento celeste dividida em doze signos zodiacais (Áries ou Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer ou Caranguejo, Leão, Virgem, Libra ou Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) e cada um é regido por um planeta/astro (Marte, Vênus, Mercúrio, Lua , Sol, Mercúrio, Vênus, Plutão, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, respectivamente), ao signo linguístico que antecipa os princípios da ciência linguística do século XX com sua análise sobre a estrutura da linguagem.
A obra apresenta a teoria do signo linguístico, resultante da combinação entre um significante (o componente sonoro) e um significado (o conceito).
O Signo foi a teoria explicativa criada por Saussure ao tentar responder a questão que havia entre os linguistas, ou seja, a relação que poderia haver entre o "nome dado às coisas existentes" e "a coisa em si". Para o pesquisador, tudo que é existente e conhecido é representado por um signo e este é composto por duas partes, devidamente explicadas acima: significante e significado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...