sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Violência em Cascavel - Notícia - Cidade


(Deu na Gazeta do Paraná) Segundo o jornal, a violência é um dos problemas que mais preocupam a população de Cascavel, em janeiro foram 18 óbitos (5 deles vítimas do trânsito). Mas o que me impressiona é o tratamento que se dá aos crimes (todos resolvidos ou em vias de). Eles são estatísticas (não que isso não seja importante), mas não se resolve a criminalidade em uma cidade apenas com os números . Veja o caso do Rio de Janeiro (sem qualquer comparação), por exemplo, por muito tempo o crime era tratado da mesma forma, agora ele está sem controle. Em todos os sentidos, mesmo estatisticamente.
Acho a cidade tranquila (talvez porque eu tenha outra como parâmetro). Não tenho medo de andar nas ruas, não penso que posso ser assaltado numa esquina dessas. Mesmo. Mas é claro que sei que para que a violência aconteça basta estar por aí. A violência, seja ela qual for, é motivada. E essa motivação é que deve ser buscada (nao apenas estatisticamente) e solucinada. Não penso que problemas sociais são resolvidos numa soma tão simples: solução = motivo + violência. É claro que não é dessa forma, no entanto, não tratá-los (de frente, com coragem, determinação etc.) só agrava a situação. Um dia (que esteja bem longe) seremos tb uma cidade de grande porte com problemas tb de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...