quinta-feira, 2 de abril de 2009

Transexual é impedida de dirigir ambulância em Itu (texto)

Logo em Itu?! Cidade conhecida pelo tamanho exagerado de todas as coisas? Em Itu tudo é grande: o telefone público, o lápis, a borracha, o poste, o chapeu, e, pelo visto, tb o preconceito. Nilce, nasceu Nilson, e se sente mulher. Para mim isso seria o bastante. Eu me sinto assim ou assado e pronto, ninguém tem o direito de achar que deveria ser de outra maneira. Nilce é motorista concursada da prefeitura de ITU há 13 anos: responsável por dirigir a ambulâmbia da cidade, mas desde que resolveu assumir a sua transexualidade tem sido impedida de exercer a sua profissão. Passa as nove horas sentada numa poltrona na sala dos motoristas, ainda que outros colegas estejam sobrecarregados de trabalho.
Ela só quer ser quem realmente é (isso é muito?) e poder levar os pacientes para os seus destinos. Não me parece muito. Me parece até pouco! Nilce quer ser livre: poder ir e vir da forma como se sente bem. Segundo ela “O problema é que você vê às vezes os motoristas no sufoco, pinta uma emergência, um acidente, não tem um motorista ali e você sentada porque não pode pegar a ambulância para socorrer aquela pessoa.”
A prefeitura de Itu alegou que não há discriminação. De acordo com a chefia do setor, a motorista não tem sido escalada para viagens porque a ambulância que dirige sofreu avaria mecânica e está na oficina.
Estranha coincidência: a sua ambulância sofreu avaria e continua na oficina justamente quando Nilce resolveu ser quem ela sempre foi.

2 comentários:

  1. Olá professor, adorei o comentário e concordo plenamente com o senhor! Só não entendo porque algumas pessoas têm essa visão "feia" do curso, eu sei que isso é dificil de passar, mas é assim como eu tenho visão de cursos como engenharia que só fazem calculos.. acho que esse preconceito perante os outros cursos sempre irão existir o que é uma pena .
    E como eu vi no seu post, isso é uma falta de vergonha! Não da pra acreditar que esse tipo de preconceito chegou nesse ponto, é um absurdo messsmo tirar alguém do trabalho por isso, e ainda alegam que não há preconceito, aaai! Só aqui mesmo!
    até mais professor!

    ResponderExcluir
  2. Eu li isso hoje mesmo e fiquei pasmo com isso, sabe as pessoas parecem que gostam de saber que que alguem é algo, portanto que esse alguem nunca fale, nem comente sobre o que é!
    E ridiculo.

    ResponderExcluir

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...