domingo, 29 de novembro de 2009

Terceiro maior índice de analfabetismo da América Latina (texto)

ONG diz que Brasil tem terceiro maior índice de analfabetismo da América LatinaNíveis no país chegam a 11,4%, número que só não é pior que o do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9% .

O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenas do Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira por uma ONG.

De acordo com a ONG Alfalit, os níveis de analfabetismo no Brasil chegam a 11,4%, número que só não é pior que o do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9%.

Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai.

— No Chile há dois milhões de pessoas que não sabem ler, número que significa 4,3% da população, antecedido por Uruguai (4%) e Argentina (2,8%) — disse David Forsberg, diretor internacional da Alfalit.

Segundo Forsberg, no mundo existem 800 milhões de analfabetos, dos quais 34 milhões pertencem à América Latina

Fundada em 1962, a Alfalit é uma organização cristã com sedes no Caribe, América Latina, América Central e em alguns países da África.

A instituição prepara voluntários para alfabetizar pessoas, com um programa que dura aproximadamente seis meses. Para a ONG, o ensino pode combater a delinquência.

— É possível observar que o analfabetismo gera criminalidade, pois nas prisões há um grande número de analfabetos — disse Forsberg.

2 comentários:

Porque a gente acredita, mesmo não acreditando muito, que vc está me protegendo

Faz quinze anos que vc nos deixou! Eu já era um homem. Vivia há um longo tempo longe de vc. Tive a sorte de conviver contigo por 44 anos. Um...