Há sempre um mar na minha lembrança: marinheiros, maresias, marambaia, marujos. Marcas da minha infância. Memórias.
ossǝʌɐ op: É UM ESPAÇO PARA EU ESCREVER SOBRE O QUE GOSTO E NÃO-GOSTO: FILMES, DISCOS, LIVROS, FOTOGRAFIAS, TV, OUTROS BLOGUES, PESSOAS, ASSUNTOS VARIADOS. NENHUM COMPROMISSO QUE NÃO SEJA O PRAZER. FIQUEM À VONTADE PARA CONCORDAR OU DISCORDAR (SEMPRE COM RESPEITO E COM ASSINATURA), SUGERIR OU OPINAR. A CASA É MINHA, MAS O ESPAÇO É PARA TODOS.
domingo, 13 de novembro de 2016
terça-feira, 25 de outubro de 2016
A lista da Odebrecht e o meu amigo Lula
A lista da Odebrecht era
longa, todos se lembram? Ela, segundo os maiores jornais do Brasil, ia mexer
com as estruturas políticas. Não ia sobrar poeira de norte a sul do país.
Lembro-me, inclusive, da imagem abaixo, “Os
Pássaros” de Hitchcock, que viralizou instantaneamente porque representava
aquele momento de terror pelo qual muitos prefeitos, governadores, deputados
estaduais e federais, senadores, ministros e até presidentes estavam passando.
Aquela correria sem direção e os pássaros, muito provavelmente, os policiais da
PF, prendendo todo mundo, sem distinção.
A Lista acabou caindo no
esquecimento, primeiro (estou partindo da minha lembrança seletiva e não de uma
hierarquia do que é mais ou menos grave) porque com muitos nomes bastante
conhecidos (foi assim que eu entendi) não interessava à Operação Vaza Jato.
Esta nada seletiva. Depois, porque uma lista longa demais não permitia, por exemplo,
a Rede Globo (muito ética) citar todos
os nomes e “se não podia citar cada um dos nomes, melhor não citar nenhum.”
Lula e Dilma não aparecerem nesta relação nominal, mas se tivessem aparecido...
Dentre os políticos citados
nominalmente apareciam os nomes de Aécio Neves até Yeda Crusius, passando por
Sérgio Cabral Filho, só pra gente ter uma pequena ideia: de A a Y. Mas, pelo
visto, esta lista nominal não era nada importante, o que realmente importa
(importava) eram os codinomes, os políticos cifrados, estes sim precisavam ser
desmascarados!
Por que? Porque
certamente Lula e Dilma (o seu impedimento era central) apareceriam de alguma
forma nessa relação. O impedimento da presidenta era para “estancar a sangria”
da corrupção no país.
Eis que a PF com toda a
sua experiência na resolução de casos escabrosos (menos o caso da cocaína no
helicóptero dos Perrelas) chega à conclusão de que o codinome “Amigo” só pode
ser o Lula porque “as datas de viagem do ex-presidente coincidem com a
distribuição de dinheiro doado ao tal amigo.”
sábado, 22 de outubro de 2016
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
O menino da sua mãe
Tão jovem! que jovem era!
(Agora que idade tem?)
Filho único, a mãe lhe dera
Um nome e o mantivera:
«O menino da sua mãe».
(Agora que idade tem?)
Filho único, a mãe lhe dera
Um nome e o mantivera:
«O menino da sua mãe».
(Fernando Pessoa - O menino da sua mãe)
Há exatos sete anos, eu me despedia da minha mãe. Todos os dias, sem exceção, sem uma falha, sem falta, bate essa ausência: seja em forma de tristeza seja relembrando, de maneira alegre, os nossos dias juntos.
Ontem, por exemplo, foi difícil segurar o choro, ao me lembrar da ligação tensa do meu padrasto pedindo que eu fosse pro Rio o mais rápido possível porque a minha mãe não estava bem.
A gente sabe, porque a gente sabe, porque a gente espera, porque tudo indica o que seja uma ligação como essa.
Nunca voar para o Rio foi tão distante. Nunca foi tão triste chegar e, mesmo que lá no fundo eu soubesse da notícia, ouvir que ela havia morrido. Fiquei num vácuo-silencioso pensando como seria agora estar sozinho sem qualquer ligação.
O tempo cura, de alguma forma, tudo. Sei lá. A gente aprende a viver sem. A gente aprende a se virar de outro jeito quando o jeito só pode ser esse. Sem alternativa, a gente encontra a alternativa que resta.
A saudade não passa nunca, mas vai suavizando porque não é mais novidade.
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
Vestibular dos povos indígenas
Participei do XVI Vestibular dos povos indígenas, organizado, este ano, pela Unioeste. Fiz parte da banca de prova oral e, assim, tive a oportunidade de poder ouvir os indígenas falando sobre si, sobre o não-índio, sobre algumas das suas impressões sobre o mundo, sobre o seu futuro e sobre a sua cultura, língua e etnia.
Fiquei muitas vezes emocionado com a fala ou com o silêncio dos indígenas durante a prova oral. A maioria deles, depois de assistirem ao vídeo sobre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas para que as questões pudessem ser feitas, falava sobre esse lugar de invisibilidade que o índio se encontra, falava tb do pouco incentivo dos governos para com a língua, a cultura, o futuro dos indígenas.
Quase todos disseram que estavam ali para sair de uma situação quase que caótica em que as novas gerações se encontravam: aquele sem perspectiva alguma.
Todos (por volta de 650 indígenas) estavam ali para tentar uma das 6 vagas oferecidas pelas Universidade públicas estaduais do Paraná e tinham consciência de que esse número é muito pouco em relação à demanda que ali se encontrava.
Alguns falaram com muita tristeza sobre a forma como os não-índios os viam: desprezo, principalmente.
Falaram tb das expectativas de entrar num curso superior e poder contribuir de alguma forma com a sua comunidade, aldeia, como um profissional ou da educação (quase a maioria) e da saúde ( alguns poucos).
Foi uma experiência muito grande poder ouvir os indígenas falando sobre si e não mais sendo falado pelo não-índio. Claro que havia em certos momentos um discurso pronto sobre o não-índio e sobre o seu lugar na sociedade: o da preservação da sua cultura.
Houve tb momentos de surpresa: uma mãe que estava ali prestando o vestibular para estimular os seus filhos. Ela nos disse que sentia muito pela falta de oportunidade que dispunham seus filhos: sem trabalho, sem educação, ou seja, muito pouco para eles sentirem orgulho de serem descendentes de "índios puros" (expressão repetida mil vezes, quase que uma vez a cada entrevista).
Alguns nos disseram que os não-índios duvidavam de sua ancestralidade porque eles não falavam mais a língua de seus avós, ou a língua de seus pais. Uma indígena me disse que toda vez que ouvia isso respondia que se fosse assim, os não-índios tb não eram mais aquilo que diziam ser uma vez que tb não falam mais a língua de seus avós.
Todos estavam ali porque acreditavam num futuro diferente. E nós tb.
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