sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Violência em Cascavel - Notícia - Cidade


(Deu na Gazeta do Paraná) Segundo o jornal, a violência é um dos problemas que mais preocupam a população de Cascavel, em janeiro foram 18 óbitos (5 deles vítimas do trânsito). Mas o que me impressiona é o tratamento que se dá aos crimes (todos resolvidos ou em vias de). Eles são estatísticas (não que isso não seja importante), mas não se resolve a criminalidade em uma cidade apenas com os números . Veja o caso do Rio de Janeiro (sem qualquer comparação), por exemplo, por muito tempo o crime era tratado da mesma forma, agora ele está sem controle. Em todos os sentidos, mesmo estatisticamente.
Acho a cidade tranquila (talvez porque eu tenha outra como parâmetro). Não tenho medo de andar nas ruas, não penso que posso ser assaltado numa esquina dessas. Mesmo. Mas é claro que sei que para que a violência aconteça basta estar por aí. A violência, seja ela qual for, é motivada. E essa motivação é que deve ser buscada (nao apenas estatisticamente) e solucinada. Não penso que problemas sociais são resolvidos numa soma tão simples: solução = motivo + violência. É claro que não é dessa forma, no entanto, não tratá-los (de frente, com coragem, determinação etc.) só agrava a situação. Um dia (que esteja bem longe) seremos tb uma cidade de grande porte com problemas tb de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da séria: Contos mínimos

A conversa era narcísica. Ele me dizia o que eu queria ouvir porque amava ser amado. Havia um time de futebol apaixonado por ele e havia goz...