terça-feira, 9 de junho de 2009

Diante da TV (texto)

Assisto quase tudo na Televisão: novelas, filmes, jornais, seriados (que nao deixa de ser uma novela, apenas com um final a cada episódio), programas humorísticos, documentários diversos, desenhos (principalmente Charlie e Lola), programas de entrevistas, enfim, sou viciado naquele aparelho inventado no início do século XX.
Quando digo isto (e digo sempre isso) ouço alguma reclamação e deboche. Do tipo, como pode ver tanta TV, como um professor pode assistir televisão, TV emburrece, embrutece, TV é uma enganação, só veicula bobagem etc etc etc.
Quando a gente diz o que quer, tem que ouvir o que não quer... e como sei bem o que isso significa ... continuo assistindo antes de dormir, sobretudo, a minha programação. O fato de ver TV nunca me impediu por exemplo de ler ou escrever. Escrevo e leio todos os dias. Leio muito, não apenas por conta da profissão, mas porque gosto de leitura. Escrevo quase na mesma proporção em que leio, porque é dessa forma que preparo as aulas.
Além disso, como faço pesquisa sobre o discurso jornalístico, a TV é uma fonte bastante produtiva para o meu trabalho. Sem falar, já falando, que junto com a TV a gente compra tb o controle remoto o que facilita bastante a troca de canais (se estou insatisfeito, basta um toque e pronto...estou num quase outro universo).
É claro que sei que a TV produz muita bobagem. É claro que sei tb que adolescente e crianças passam a maior parte do tempo vendo esse tipo de programação. Sei tb que muitas crianças são (des)educadas diante da TV. Sei de tudo isso e muito mais. Eu poderia citar, pelo menos, uns trinta programas ruins (péssimos, para ser sincero) produzidos pelos canais abertos e fechados ... mas como não estou aqui para falar sobre critério de gosto ... deixo cada um decidir o que deve e pode ver na TV.

3 comentários:

  1. Isso mesmo Alê, e tem mais, se não tiver contente tem um botão de off lá que se apertar funciona...
    Tem coisas muitos boas na TV, nem sempre é verdade, e tem coisas muito ruins também, como tudo na vida...abraços

    ResponderExcluir
  2. Adooooooooro Charlie e Lola!
    Viu temos alguma coisa em comum.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou tão entusiasmado com este aparelho - prefiro o pc, internet..., mas também sei que gosto cada um tem o seu. A questão na verdade não é assistir a televisão, mas o que se faz com o que se assiste!

    ResponderExcluir

Num buraco sem fundo...

Hoje, me deparei com um foto de 2014. Na verdade, não foi assim um sobressalto, mas uma memória "presenteada" pelo Face para eu...