sábado, 6 de junho de 2009

NUFOPE (texto)

Título estranho esse! Mas pertinente e necessário: I Fórum do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ocorreu nos dias 4 e 5 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu e contou com a presença, principalmente, dos professores dos cursos de licenciatura afetos à Unversidade.
A programação ficou apertada para esses 2 dias: quase não se teve muito tempo para as discussões nos grupos de trabalho (5 grupos, organizados a partir de afinidades), mas foi produtivo porque ouvimos como os cursos (repetidos, no caso de Letras) estão pensando a formação de professores. A organização dos Estágios pelos professores responsáveis pela disciplina Prática de ensino e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada um desses cursos: não ficamos na queixa, mas nas propostas para um novo fórum para ampliar as discussões que apenas se iniciaram nesse encontro.
Acho importante destacar que o Pró-Reitor de Graduação esteve conosco durante todo o encontro. Normalmente a presença dos Pró-Reitores não é muito comum, nunca vai além da abertura desses eventos, por conta tb da grande concentração de atribuições, mas o nosso ficou ali, firme e forte, participando, dando opiniões, contribuindo e, mais importante, ouvindo o que tínhamos para dizer.
É claro que tudo não foi um mar-de-rosas, sempre tem um blábláblá que poderia, ou melhor, que não deveria acontecer, mas controlar tudo é impossível e a experiência desse primeiro encontro pode render boas contribuições na organização dos cursos de Licenciatura (História, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Enfermagem).
Bom saber que a universidade está pensando no ensino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da séria: Contos mínimos

A conversa era narcísica. Ele me dizia o que eu queria ouvir porque amava ser amado. Havia um time de futebol apaixonado por ele e havia goz...