terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...

Faz mais ou menos 3 meses, estou tomando remédio para ansiedade. Cheguei em um ponto que sair de casa para ir ao trabalho me dava arrepios...não dormia bem...meu humor estava em frangalhos...minha paciência (que já  não era muita) estava completamente minada. Me sentia mal durante todo o tempo em que estava na universidade com raríssimas exceções.

Fui me dando conta dessa situação ao longo dos últimos meses...comecei a perceber que tudo andava me irritando mais do que devia. Um probleminha virava um grande problema, uma pergunta se tornava um peso, um aluno que me olhasse torto parecia uma afronta...

Alguma coisa caia no chão e eu queria jogar o resto. O computador demorava para ligar e era como se eu não pudesse esperar ou não tivesse tempo...não conseguia me concentrar nas leituras (e eu preciso ler todos os dias com atenção). Só me sentia bem em casa e sozinho.

Conversei com um psiquiatra e ele me receitou uma medicação. Além da medicação, eu tb comecei a me afastar de coisas/pessoas que me deixavam ansioso: o whatsapp, algumas pessoas que vc não pode dizer "oi" que já emenda uma conversa sem fim, aquilo que deveria ser diversão mas tinha peso de obrigação, as redes sociais em demasia, os convites para trabalho que eu não queria participar, o excesso de reuniões desnecessárias que não resolviam nada e que eram, na verdade, uma oportunidade para marcar uma próxima reunião que tb não resolvia absolutamente nada...

Não estou cem por cento... é claro...mas ao me dar conta de que pessoas e situações me causam mais ansiedade e compreender que me afastar delas já produz um deslocamento enorme no meu dia, é uma grande conquista...

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é (nos disse Caetano), então, somos nós que precisamos usar a régua para medir aquilo que nos incomoda e, na medida do possível, tentar mudar o que é possível ser modificado. 

A ajuda de um profissional é fundamental. Um profissional que vc confie e que te ouça com atenção. A medicação ajuda muito, mas é importante perceber a causa da ansiedade, compreendê-la e buscar uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aposta que se perde!

A gente aprende a lidar com a ausência quando só há ausência. Se a presença é escassa, se não há reciprocidade, se é preciso implorar a comp...