quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

"Abrem-se no teu sorriso mesmo quando deslembrado deles, estiveres sorrindo a outras coisas..."


Hoje está sendo um bom dia. Não acordei muito cedo porque dormi muito tarde. Não foi insônia, foi intencional: assisti ao filme Saltburn (em outro momento escrevo sobre ele: adianto apenas que gostei bastante). Depois de acordar e fazer as atividades pós-sono, coloquei a casa em ordem e saí para almoçar. Estou fazendo jejum para ajudar na perda de peso (além, é claro, de fechar a boca e caminhar todos os dias por pelo menos 50 minutos). Foi um almoço rápido aqui perto de casa: comida boa e preço justo. Voltei, assiti ao jornal e saí para caminhar. A intenção era, uma vez que o RJ TV anunciou o show da Mart'nália, no Circo Voador, dia 06/01, na volta comprar o ingresso.

A caminhada foi pelo Centro do Rio, aproveitei para tirar umas fotografias. Postei-as no Instagram (@asferraris). A bilheteria do Circo Voador está sempre fechada. O aviso de que é possível comprar o ingresso pelo site Eventim.com.br ou 2 horas antes do show começar. 

Bom andar pelo Centro. Gente que não acaba mais. Penso nas pessoas. Fico imaginando as suas histórias. Fico pensando na infinidade de coisas que cada uma delas teria para contar: amigos, família, dores, sentimentos, histórias, vida, etc. etc. etc.

Queria um dia poder conversar bastante com estranhos e saber um pouco de suas vidas. Tenho isso comigo desde sempre. Um vez, minha mãe leu uma história de uma menina/ou menino (não me lembro mais. Eu era pequeno) que ficava diante da sua casa observando as pessoas que passavam e imaginando as suas histórias. Minha mãe sugeriu que eu fizesse a mesma coisa: escrever essas histórias imaginadas. Não me lembro se escrevi, mas me lembro que observei quem passava...Tinha esquecido disso, às vezes a gente esquece, mas aquilo está tão dentro de nós que não nos damos conta de onde veio.

Mário Quintana tem um poesia (Uma Alegria Para Sempre) que diz:

...Há bens inalienáveis, há certos momentos que,
ao contrário do que pensas,
fazem parte da tua vida presente
e não do teu passado. E abrem-se no teu
sorriso mesmo quando, deslembrado deles,
estiveres sorrindo a outras coisas...

É isso. Abrem-se no nosso sorriso mesmo quando deslembrado deles, estivermos sorrindo a outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma aposta que se perde!

A gente aprende a lidar com a ausência quando só há ausência. Se a presença é escassa, se não há reciprocidade, se é preciso implorar a comp...