Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
ossǝʌɐ op: É UM ESPAÇO PARA EU ESCREVER SOBRE O QUE GOSTO E NÃO-GOSTO: FILMES, DISCOS, LIVROS, FOTOGRAFIAS, TV, OUTROS BLOGUES, PESSOAS, ASSUNTOS VARIADOS. NENHUM COMPROMISSO QUE NÃO SEJA O PRAZER. FIQUEM À VONTADE PARA CONCORDAR OU DISCORDAR (SEMPRE COM RESPEITO E COM ASSINATURA), SUGERIR OU OPINAR. A CASA É MINHA, MAS O ESPAÇO É PARA TODOS.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
domingo, 29 de novembro de 2009
Terceiro maior índice de analfabetismo da América Latina (texto)
O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenas do Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira por uma ONG.
De acordo com a ONG Alfalit, os níveis de analfabetismo no Brasil chegam a 11,4%, número que só não é pior que o do Haiti, 41,7%, e da Guatemala, 30,9%.
Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai.
— No Chile há dois milhões de pessoas que não sabem ler, número que significa 4,3% da população, antecedido por Uruguai (4%) e Argentina (2,8%) — disse David Forsberg, diretor internacional da Alfalit.
Segundo Forsberg, no mundo existem 800 milhões de analfabetos, dos quais 34 milhões pertencem à América Latina
Fundada em 1962, a Alfalit é uma organização cristã com sedes no Caribe, América Latina, América Central e em alguns países da África.
A instituição prepara voluntários para alfabetizar pessoas, com um programa que dura aproximadamente seis meses. Para a ONG, o ensino pode combater a delinquência.
— É possível observar que o analfabetismo gera criminalidade, pois nas prisões há um grande número de analfabetos — disse Forsberg.
sábado, 28 de novembro de 2009
Cada um mostra o que pode (texto)
A imagem mostra a mulher com um vestido ousado e foi publicada em um blog dedicado a desastres em casamentos, o Wedinator. Na foto é possível ver a parte de cima do vestido da noiva, não identificada, que tapava pouco mais do que seus mamilos.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Depois da chuva (texto)
Público e privado (texto)
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Caras & Bocas (texto)
2) Tem um macaco como um dos personagens centrais. Ele além de pintor, fotografa e desvenda, com as essas fotografias, várias situações (inovador);
3) Ivonete (Suzana Pires) é uma grande revelação (desculpem-se se ela era conhecida). Além de linda é divertidíssima, os seus jargões ("Não me absorva!", "Tô virada no cão" e "Sou toda trabalhada...") já caíram na graça de muita gente;
4) Ainda que o personagem seja pequeno, não dá para esquecê-lo: Mercedes (Neusa Maria Faro) com o tempo da comédia, transforma pequenos diálogos com as suas caras e bocas.
Eu poderia ainda destacar alguns outros personagens (Cássio, Judith, Adenor, Fabiano, Bianca, Felipe, Lili = Marco Pigossi, Deborah Evelyn, Otaviano Costa, Fábio Lago, Isabelle Drummond, Miguel Rômulo, Maria Clara Gueiros), mas seriam tantos os destaques que o texto não acabaria.
O importante é que a novela (apesar dessa espichada desnecessária) é divertida.
Cicatrizes (música)
Um mal secreto lentamente invade
O que se transformou em armadilha
O que será que eu posso mais não faço?
E deixo me morrer em agonia
Repouso no teu colo meu cansaço
E crio nas tuas mãos a fantasia
E essa dor antiga não estanca
Por que é que nunca sara essa ferida
Se a porta desse quarto não se tranca
Por que é que sempre foge a saída ?
(Solange Böeke)
Saudades (texto)
Da série Contos Mínimos (texto)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Da série Contos Mínimos (texto)
domingo, 22 de novembro de 2009
sábado, 21 de novembro de 2009
Virado no cão! (texto)
Eu quero é mocotó.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra (texto)
O grito forte dos Palmares
Que correu terras, céus e mares
Influenciando a Abolição
Zumbi valeu
Hoje a Vila é Kizomba
É batuque, canto e dança
Jogo e Maracatu
Vem menininha pra dançar o Caxambu
Vem menininha pra dançar o Caxambu
Ô ô nega mina
Anastácia não se deixou escravizar
Ô ô Clementina
O pagode é o partido popular
Sacerdote!
Sacerdote ergue a taça
Convocando toda a massa
Neste evento que com graça
Gente de todas as raças
Numa mesma emoção
Esta Kizomba é nossa constituição
Esta Kizomba é nossa constituição
Que magia
Que magia
Reza Ageum e Orixás
Tem a força da Cultura
Tem a arte e a bravura
E um bom jogo de cintura
Faz valer seus ideais
E a beleza pura dos seus rituais
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o Apartheid se destrua
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o Apartheid se destrua
O grito forte dos Palmares
Que correu terras, céus e mares
Influenciando a Abolição
Zumbi valeu
Zumbi valeu
Hoje a Vila é Kizomba
É batuque, canto e dança
Jogo e Maracatu
Vem menininha pra dançar o Caxambu
Vem menininha pra dançar o Caxambu
Ô ô nega mina
Anastácia não se deixou escravizar
Ô ô Clementina
O pagode é o partido popular
Sacerdote!
Sacerdote ergue a taça
Convocando toda a massa
Neste evento que com graça
Gente de todas as raças
Numa mesma emoção
Esta Kizomba é nossa constituição
Esta Kizomba é nossa constituição
Que magia
Que magia
Reza Ageum e Orixás
Tem a força da Cultura
Tem a arte e a bravura
E um bom jogo de cintura
Faz valer seus ideais
E a beleza pura dos seus rituais
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o Apartheid se destrua
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o Apartheid se destrua
Valeu
Valeu Zumbi
Valeu Zumbi, Valeu Zumbi, Valeu Zumbi
Valeu Zumbi!
Durante muito tempo à questão do Negro no Brasil era lembrada no dia 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea, em 1888, abolindo a escravatura.
Nessa data nas escolas, normalmente, as crianças negras faziam o papel de escravos e a caucasiana se vestia de princesa Isabel, no entanto, nada era dito sobre a resistência e as lutas dos negros contra a escravidão. O destaque era a ação da princesa Isabel.
Nos anos 70, com o surgimento e o fortalecimento dos Movimentos Negros, deu-se um novo enfoque àquela história. E iniciou-se a luta para que o povo brasileiro lembrasse e (re)conhecesse as lideranças negras e as muitas ações de resistências dos negros africanos através da história.
Um os pontos principais desse Movimento foi enunciar que o dia 13 de maio não deve ser comemorado enfatizando a passividade do negro diante da ação misericordiosa do caucasiano, afinal, durante a escravidão houve muitos movimentos de luta e resistência em diversas regiões do país.
No 13 de maio, o Movimento Negro propõe como o dia Nacional de Luta Contra o Racismo.
O Movimento Negro destaca o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi – do Quilombo dos Palmares – como uma data a ser lembrada e comemorada, já que ele é considerado um dos principais símbolos de luta e resistência contra a opressão e exclusão vivenciada hoje pelos afros-descendentes.
A intenção de comemorar essa data – 20 de novembro – se deu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O primeiro passo foi dado, conta o historiador Alfredo Boulos Júnior, pelo poeta Oliveira Silveira, membro do Grupo Palmares, uma associação cultural negra. Ao conhecerem o livro “O Quilombo dos Palmares”, de Edison Carneiro (baiano), os participantes dessa associação entenderam que Palmares foi a maior manifestação de resistência negra na história brasileira.
No dia 20 de novembro de 1971, no Clube Náutico Marcílio Dias, fez-se a primeira homenagem a Zumbi dos Palmares. Esse foi o primeiro passo para que ocorresse em Salvador no dia 7 de julho de 1978, uma proposta pelo MNU – Movimento Negro Unificado – para que em 20 de novembro fosse o dia Nacional da Consciência Negra. Associações e Movimentos Negros de todo o país aceitaram a proposta e essa data representa o resgate no sentido político de luta, da resistência contra a opressão social.
Assim, a partir da década de 70, Zumbi passou a ser valorizado no contexto de luta contra o mito da “democracia racial”, auxiliando na desmistificação que a história apregoa sobre o tipo de relações raciais desenvolvidas no Brasil, como sendo uma escravidão pouco violenta e de resistências sem tanta importância.
A visão da “democracia racial” ainda tenta apresentar para a sociedade a ideia de que os diferentes grupos étnico-raciais no Brasil existentes viveram e ainda vivem harmoniosamente diferentes da resistência dos outros paises. Daí a importância de Zumbi dos Palmares, sua representação ativa e rebelde se contrapõe a toda essa ideia instituída pelo caucasiano. A imagem de Zumbi não só representa a resistência negra, mas, contribui também, para que negros e caucasianos compreendam, aceitem e reconheçam as diferenças humanas.
Em 2003, foi sancionada a lei 10.639/03 sendo instituída obrigatoriedade da inclusão da História da África e da Cultura Afro-brasileira no currículo das escolas pública e particular de ensino fundamental e médio. A lei também determina que o dia 20 de novembro deverá ser incluído no calendário escolar como dia Nacional da Consciência Negra.
Toda essa nova leitura sobre o negro se deve principalmente à luta da Comunidade Negra e dos Movimentos Negros de todo Brasil.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assim são os meus amigos (texto)
Se ele for leve, bem humorado, inteligente e te der um abraço daqueles. Meu deus, que sonho! E se vc se sentir diante dele à vontade a ponto de não ter quaisquer preocupações, cuidados, não precisar pisar em ovos, não deixe nunca que ele te escape.
E se ele entender que alguns comportamentos teus (as esquisitices) não têm nada a ver com ele. Aí, sem adjetivos para chamá-lo.
Tenho amigos assim.
Educação sexual (texto)
Sexo é natural. Basta olhar para ver todos os dias o universo nos presentenado com cenas sexuais por todos os lados (desculpem o trocadilho). No entanto, sabe-se lá quando, o sexo passou de natural a uma forma ameaçadora: talvez o cristianismo, talvez as Igrejas de maneira geral, talvez a Medicina, talvez a própria Educação, talvez a Cultura ocidental. Ou melhor, talvez todas essas Instituições ao mesmo tempo na mesma direção.
E aí em nome disso e daquilo produzem-se preconceitos, tabus, discriminações, silêncio em torno de algo que precisa ser discutido. Sexo é saúde, alegria, prazer, possibilidade de perpetuação da espécie, manifestação de amor, carinho etc & tal, e portanto, não deve ficar relegado aos comentários aos pés-dos-ouvidos. Ou estaremos perpetuando, produzindo, uma geração doente, crianças que (como nossos pais e como nós mesmos) não podem sequer ouvir/falar sobre o assunto, como se ele fosse o maior dos crimes.
A escola não é a salvação para tudo, eu sei, mas cabe também a ela, discutir, propor discussões sobre o tema, justamente para desconstruir essa aura de "coisa feia", de "pecado", de "doença", de "crime" que ronda o imaginário em torno desse assunto.
Creio que não podemos mais ignorar a necessidade de abrirmos as portas para um grande debate sobre educação sexual e esgotarmos tudo que está nas “entrelinhas” e dificulta a discussão sobre esse assunto inesgotável de interrogações.
Encarar os debates, propor uma sociedade mais justa e que, nesse sentido, passa por uma sexualidade igualitária. Mas não para por aí. Precisamos informar cada vez mais e, além disso, desenvolver uma atitude positiva diante da sexualidade. A falta de informação e as mensagens distorcidas geram ansiedade e culpa.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Só mesmo a mãe (texto)
Aí se a minha mãe estivesse viva eu teria ligado para dar essa boa notícia! Ela sempre era a primeira a saber dessas novidades e vibrava comigo como se ela estivesse diretamente envolvida no processo. Não tive pra quem ligar, porque só as mães vibram conosco dessa forma. Amigos ouvem, mas quem escuta com o coração, so mesmo a mãe.
Fiquei lembrando, não com tristeza, mas com saudade, como ela ficou feliz quando passei no vestibular, como ela se realizou com a minha formatura na graduação, como rezou para que a defesa do mestrado fosse tranquila, como vibrou comigo quando terminei o doutorado e como ouvia essas bobagens todas como se fosse ela mesma a passar pela situação.
Só as mães são felizes!
Depois me diz (Marina Lima/Antônio Cícero)
Não sai de mim
Te amo, que mal
Eu sou assim...
Não tem nenhum jogo
Desejo
Te vejo E acende o fogo
Um tremor me abala Suor me umedece Eu fico sem fala A língua entorpece
Assim, meio estranha
Me perco
Querendo, você me ganha
As gente às vezes foge Mas depois, volta atrás Primeiro ruge Não dá cartaz
E aí, sem entender
Capota
Você vai ver como eu vi
Depois me diz
Que nota
Depois me diz...
A noite cai
Brilho infinito
O amor é mais
Tudo foi dito
Mas eu te respeito
Te quero
Te espero
E só acredito...
domingo, 15 de novembro de 2009
Meu tempo (estou aprendendo) Marina Lima/Antonio Cícero
Eu sei
Estou aprendendo
A vida é meu tempo sem me guardar ou machucar demais
E nem quero mais a chave do mundo
Eu sempre mudo, nada é igual, mas o fundamental
Pra mim é saber achar
O que esse tempo tem pra dar
Nada acabou-se quero acreditar que
No fundo do amargo tem uma gota doce
Eu tento não endurecer
É duro sofrer, mas sei que faz parte
Desta vida e desta arte
E só quero
No peito e na garra
Comprar mesmo a barra humana e mortal
Barra total
Pra mim é saber achar
O que esse tempo tem pra dar
Nada acabou-se quero acreditar que
No fundo do amargo tem uma gota doce...
2012 (filme)
Ontem assisti ao filme_catátrofe_fim_do_mundo 2012. Vou porque gosto de efeitos especiais. Gosto de ver a onda gigante se aproximanda da cidade, destruindo tudo. Prédios inteiros engolidos pelo terremoto etc. etc. etc.
Fora isso, o filme é o mesmo de sempre. A Guerra Fria já acabou faz tempo ..., quer dizer, não em Hollywood: um Russo milionário faz as vezes do vilão (não é bem um vilão, mas tb não é um mocinho). Não é apenas ele, tem tb um norte-americado do mal.
Nesta nova versão, com pitadas politicamente corretas: o presidente negro, o discurso em defesa da nova humanidade, o cientista (tb negro) que descobre/revela o fim_dos_dias etc. etc. etc.
Está tudo lá: previsível até o último instante. O pai_desajustado_que_salva_a_família e recupera o amor e a admiração dos filhos. O maluco que prevê, sem que ninguém dê a devida atenção, os dias finais...
E a cena, divulgada pela imprensa local, do Cristo Redentor aos pedaços, desaponta.
O cartaz brasileiro traz a imagem do Cristo destruído, na França, a Torre Eiffel, na Itália, O Vaticano, mas todas essas cenas são coadjuvantes.
Pra quem gosta de efeitos especiais e não se irrita muito com aqueles roteiros preenchidos com o heroi e a mocinha que se beijam no fim do filme ... dá para encarar.
sábado, 14 de novembro de 2009
Hoje (texto)
Ontem cheguei aqui, depois de um dia longo de trabalho, e fiquei deitado sem fazer nada até às 20h. Pensando apenas neste final de semana.
A noite não foi boa, mas não estou com aquele peso nas pernas, apenas uma leve dor de cabeça e um desânimo. Ainda bem que aqui, nesta caverna, existe silêncio.
Estou com o pensamento fixo no mês de janeiro. Querendo dormir uma semana sem intervalo: sem taquicardia, sem pesadelos, sem precisar uma posição boa na cama. Dormir, apenas.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Lista (texto)
Hoje, no Globo.com, saiu a lista do jornal britânico "The times" dos cem melhores filmes da década, exibidos nos cinemas do ano 2000 para cá.
O brasileiro Fernando Meirelles apareceu duas vezes na lista, com "Cidade de Deus", que conquistou o 62ª lugar, e "O jardineiro fiel", que ficou em 52º. A lista também inclui "O cavaleiro das trevas", "O eterno brilho de uma mente sem lembranças", "Borat", "Gladiador", "Pequena Miss Sunshine" e outros.
Confira abaixo os primeiro 30 colocados no site do jornal.
1. "Caché" (2005) (vi)
2. "Ultimato bourne" (2007) (vi)
3. "Onde os fracos não têm vez" (2007) (vi)
4. "O homem urso" (2005) ( vi)
5. "Team America: detonando o mundo" (2004) (não vi)
6. "Quem quer ser um milionário?" (2008) (vi)
7. "O último rei da Escócia" (2006) (não vi)
8. "007 - Cassino Royale" (2006) (vi)
9. "A rainha" (2006) (não vi)
10. "Hunger" (2008) (não vi)
11. "Borat" (2006) (vi)
12. "A vida dos outros" (2006) (vi)
13. "This is England" (2007) (não vi)
14. "4 meses, 3 semanas, 2 dias" (2007) (vi)
15. "A queda - As últimas horas de Hitler" (2004) (vi)
16. "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" (2004) (vi, mais de dez vezes)
17. "O segredo de Brokeback Mountain" (2005) (vi)
18. "Deixe ela entrar" (2008) (não vi)
19. "Voo United 93" (2006) (vi)
20. "Donnie Darko" (2001) (não vi)
21. "Boa noite e boa sorte" (2005) (vi)
22. "Longe do paraíso" (2002) (vi)
23. "O equilibrista" (2008) (não vi)
24. "Extermínio" (2002) (vi)
25. "Dançando no escuro" (2000) (vi)
26. "Minority report - A nova lei" (2002) (vi)
27. "Sideways - Umas e outras" (2004) (vi)
28. "O escafandro e a borboleta" (2007) (vi)
29. "Quero ser John Malkovich" (2000) (vi, vi, vi)
30. "Irreversível" (2002) (vi)
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Canto de Contar Contos: muitos anos de vida (texto)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Distrito 9 (filme)
domingo, 8 de novembro de 2009
O início da queda do Muro - 9 de novembro 1989
No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.
Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.
O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.
Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha.
sábado, 7 de novembro de 2009
A ETERNA LUTA CONTRA O TEMPO ( Quintana)
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
A ergueria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho,
a casca dourada e inútil das horas...
Dessa forma eu digo,
não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo,
a única falta que terá, será desse tempo que, infelizmente, não voltará mais.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Sobre a infelicidade (frase)
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
VIver não doi (Carlos Drummond de Andrade)
Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.
Histórias de Heloísa II (textos)
Depois de uma viagem de 4 horas, chegamos na rodoviária da cidade. Minha bisavó aflita porque o enterro do seu irmão seria no outro dia e ela queria a todo custo ver o corpo antes que ele fosse enterrado. Como fazer para encontrar alguém que (ela supunha ser conhecidíssimo) sequer se sabia o endereço? Ela então a cada pessoa que cruzava o nosso caminho perguntava se se conhecia o fulano de tal (esse detalhe do nome, não lembro). Ninguém conhecia o irmão dela. Ninguém. Então as pessoas querendo ajudar perguntavam pelo endereço: bairro? Rua? Cemitério? Ela apenas com o número da casa. E mais nada!
Ela ficava indignada quando a resposta era negativa. Ela achava que as pessoas tinham a obrigação de conhecer o seu irmão porque 'ele era uma pessoa muito importante', afinal era o seu irmão. A cada negativa, um confusão.
Caiu a noite e nada. Nem sombra do irmão morto. Até que uma senhora, cabeleireira, com pena da nossa situação, nos ofereceu a sua casa para que passássemos a noite. Provavelmente não tínhamos dinheiro algum para hotel, comida, essas coisas. Pelo menos é o que me pareceu.
Dormimos, os três, num sofá, daqueles que abriam e virava uma espécie de cama de casal. Durante a madrugada, segunda a minha mãe, nos levantamos para eu ir ao banheiro, porque eu, é claro, mijava na cama ou em qualquer lugar se me desse vontade.
Quando retornamos, a minha bisavó tinha sumido. O sofá não suportava que alguém ficasse deitado em um lado sem nenhum peso do outro. Minha avó caiu e ficou por lá mesmo. Depois de uma pequena procura, Carolina foi encontrada deitada no chão. Ela disse que passaria à noite por ali mesmo, além, é claro, de reclamar da hospitalidade: "É isso que dá a gente aceitar o convite desse tipo de pessoa. Nos colocam em qualquer lugar sem o mínimo conforto." (Nem aí para o fato da tal senhora ter feito um grande favor).
No outro dia, depois de muita andança, finalmente o cemitério foi encontrado, mas o enterro já tinha sido feito. Segunda minha mãe, mais um escândalo. Minha bisavó queria a todo custo que o corpo fosse desenterrado para que ela se despedisse do irmão.
Não houve jeito.
Histórias de Heloísa (textos)
Ríamos muito porque sabíamos que aquilo era uma espécie de código entre nós: se faltava assunto, tínhamos o braço do sofá.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Claude Lévi-Strauss (1908-2009)
Passou breves períodos entre os índios bororós, nambikwaras e tupis-kawahib, experiências que o orientaram definitivamente como profissional de antropologia.
Após retornar à França, em 1942, mudou-se para os Estados Unidos como professor visitante na New School for Social Research, de Nova York, antes de uma breve passagem pela embaixada francesa em Washington como adido cultural.
Jamais aceitou a visão histórica da civilização ocidental como única. Enfatizava que a mente selvagem é igual à civilizada.
As contribuições mais decisivas do trabalho de Lévi-Strauss podem ser resumidas em três grandes temas: a teoria das estruturas elementares do parentesco, os processos mentais do conhecimento humano e a estrutura dos mitos.
Bibliografia publicada no Brasil
-
As Estruturas Elementares do Parentesco (Vozes, 2003)
-
Antropologia Estrutural (Vol. 1) (Cosac Naify, 2008)
-
Antropologia Estrutural (Vol. 2) (Tempo Brasileiro, 1993)
-
O Pensamento Selvagem (Papirus, 2005)
-
Sociologia e Antropologia, de Marcel Mauss (introdução de Claude Lévi-Strauss, Cosac Naify, 2003)
-
O Cru e o Cozido - Mitológicas (Cosac Naify, 2004)
-
Do Mel às Cinzas - Mitológicas (Cosac Naify, 2005)
-
A Origem dos Modos à Mesa - Mitológicas (Cosac Naify, 2006)
O Homem Nu - Mitológicas (Cosac Naify, 2009)
Bastardos Inglórios (filme)
A história começa na França ocupada pelos nazistas, onde Shosanna Dreyfus (Laurent) testemunha a execução de sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz merecia uma crítica à parte). Enquanto isso, também na Europa, o tenente Aldo Raine (Pitt) inferniza ao lado de seu grupo de soldados-judeus os nazistas. Conhecido por seus inimigos como Os Bastardos, o esquadrão de Raine se junta à atriz alemã e agente infiltrada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger. Excelente, por falar nisso.) em uma missão para derrubar os líderes do Terceiro Reich.
Inteligente, ainda que mantida rigorosamente simples, a trama investe nos atores - e a direção de elenco é a melhor da carreira já celebrada por essa característica de Tarantino.
Christoph Waltz, ator austríaco, não dá chance a quem quer que divida a cena com ele. Seu vilão é tão sensacional que Bastardos Inglórios torna-se, sem querer, quase como um filme do Batman, em que são os antagonistas que valem o ingresso. Brad Pitt? Bom e caricato, como o filme exige. Mas Waltz está simplesmente em outra esfera de talento. Caricaturas, aliás, são o pão-com-manteiga do filme.
É divertida a maneira como Tarantino conscientemente reduz personagens aos seus estereótipos conhecidos (o americano caipira e bruto, a francesa blasé, o inglês supereducado, os nazistas engomadinhos...) para economizar tempo em explicações e construção de personagens.
O cinema de Tarantino tem uma violência anestésica. Ele consegue transformar o "gore" em "cool" dentro de determinados públicos. Mas fica o aviso - há quem tenha criticado duramente a produção por conta disso, gente que considera Tarantino um eterno adolescente fascinado com seus brinquedos. Sem pena, mata a mocinha, o mocinho, mata quem quiser.
Tarantino é mesmo inconsequente - mas enquanto tiver seu público cativo, formado por gente como ele, seguirá em seu mundinho. Eu, pelo menos, agradeço.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Uma Alegria para Sempre (Quintana)
Sentimo-las como da primeira vez,
sentimo-las fora do tempo,
nesse mundo do sempre onde as datas não datam. Só no mundo do nunca
existem lápides... Que importa se –
depois de tudo – tenha "ela" partido, casado, mudado, sumido, esquecido, enganado, ou que quer que te haja feito, em suma? Tiveste uma parte da
sua vida que foi só tua e, esta, ela
jamais a poderá passar de ti para ninguém.
Há bens inalienáveis, há certos momentos que,
ao contrário do que pensas,
fazem parte da tua vida presente
e não do teu passado. E abrem-se no teu
sorriso mesmo quando, deslembrado deles,
estiveres sorrindo a outras coisas.
Ah, nem queiras saber o quanto
deves à ingrata criatura...
A thing of beauty is a joy for ever
disse, há cento e muitos anos, um poeta
inglês que não conseguiu morrer.
(Mario Quintana)
No morro do Macaco (texto)
Brincando de Playmobil (texto)
Minha culpa! Minha culpa! (não exatamente minha, porque não votei nesse cara).
Até quando vamos engolir todos esses sapos, lagartos?
Os dias voam (texto)
sábado, 31 de outubro de 2009
Gostava tanto de você (música)
E de tristezas vou viver
E aquele adeus, não pude dar
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão, que em minha porta bate
E eu
Gostava tanto de você
Eu corro fujo desta sombra
Em sonhos vejo este passado
E na parede do meu quarto
ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
o pensamento em você...
E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você
(Edison Trindade)
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Leona, a assassina vingativa (humor)
Leona não economiza esforços para conseguir o que quer: corrompe a delegada Dafne, humilha e agride a Aleijada Hipócrita, vai de táxi para Paris, recebe ajuda do além ... em 3 capítulos, em LOCAÇÕES de extremo luxo que contam a saga de LEONA, A ASSASSINA VINGATIVA!
Microvestido no dedal (texto)
Mau cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequinininho
Que na palma da mão se escondia
Ana Maria olhou-se no espelho
E viu-se quase despida afinal
Ficou com o rosto todinho vermelho
E escondeu o maió no dedal
(versão de Hervé Cordovil)
Vi uma vez, vi duas vezes e constatei que os gritos eram mesmo "puta!".
Aí fiquei pensando: que rapaziada é essa?! Que garotada é essa que transforma em horror algo tão banal: um vestido extremamente curto é motivo de hostilização? Eram os hormônios ou a falta deles? Já pensou... de agora em diante, mocinhas, antes de saírem de casa estejam cientes de que a rapaziada mudou, muito. E que o comprimento do seu vestido pode elevar os ânimos.
Casa de ponta-cabeça (texto)
Já recorri a São Longuinho para encontrar algumas urgências e ele, como sempre, me atendeu, mas eu não tinha onde dar os tais pulos, porque os espaços foram reduzidos.
Socorro!
Da séria: Contos mínimos
A conversa era narcísica. Ele me dizia o que eu queria ouvir porque amava ser amado. Havia um time de futebol apaixonado por ele e havia goz...
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Enquanto a formiga Carrega comida Para o formigueiro, A cigarra canta, Canta o dia inteiro. A formiga é só trabalho. A cigarra é só c...
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Ontem, último capítulo da novela Caras & Bocas (já postei alguns comentários sobre ela), bastantante satisfatório! Como sempre , casame...
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Estou angustiado... tenho dormido mal e acordado mal tb . O sono não vem e quando vem (porque durmo) não me relaxa. Acordo muitas vezes dura...